Lando Norris precisava apenas finalizar o Grande Prêmio de Abu Dhabi no pódio para garantir o título mundial do Campeonato de Pilotos de 2025 e ao finalizar na terceira posição na prova vencida por Max Verstappen neste último domingo (07/12), o britânico da McLaren conseguiu superar o tetracampeão por apenas dois pontos de diferença. Essa marca agora, ocupa a terceira menor diferença entre campeão e vice já estabelecida da história.
Norris encerrou a temporada com 423 pontos, enquanto Verstappen teve 421. Na história da Fórmula 1, apenas outras quatro temporadas foram definidas por apenas 2 pontos, a última ocorrendo em 2003.
Na época, Michael Schumacher chegou ao Grande Prêmio do Japão com nove pontos à frente de Kimi Räikkönen, em um tempo em que o vencedor levava apenas 10 pontos pela vitória. Contudo, o alemão finalizou apenas na oitava posição, enquanto o finlandês finalizou atrás de Rubens Barrichello, em segundo. Com isso, a diferença foram exatos dois tentos.
Em 1999, mais um duelo protagonizado por pilotos da McLaren e Ferrari, com Mika Hakkinen pelos britânicos, defendendo o título anterior e Eddie Irvine pela Scuderia. Com Schumacher fora da briga por conta de um incidente na Inglaterra, o piloto que buscava o bicampeonato chegou ao Japão com 4 pontos de vantagem, mas terminou a prova em terceiro, com o automobilista da escuderia de Maranello vencendo e pontuando seis a mais.
Mas um cenário distinto deste atual ocorreu em 1986, com três pilotos brigando pelo título: Nigel Mansell, Alain Prost e Nelson Piquet. A vantagem era do britânico da Williams, mas foi o francês quem se deu bem no GP da Austrália, enquanto Mansell abandonou.
Um dos campeonatos mais disputados ocorreu em 2008, quando Lewis Hamilton e Felipe Massa disputaram o título mundial, com o britânico tornando-se campeão com apenas 1 ponto. Mas a menor diferença ficou entre Niki Lauda e Alain Prost, decidido por apenas 0,5 pontos de diferença e o austríaco levantando o caneco do campeonato de pilotos ao fim.