Sebastian Vettel defendeu a volta dos motores V10 à Fórmula 1, criticando a complexidade e os custos bastante elevados das unidades híbridas atuais. O alemão perguntou a direção técnica da categoria, revelando que o foco em destaque para os carros de rua devem estar prejudicando a disputa.
É importante relembrar que, anteriormente Vettel havia criticado outros aspectos do novo regulamento que estreará na F1 em 2026, um deles sendo o peso dos novos modelos de carros. Agora com o novos motores em foco, o tetracampeão afirma que eles serão muito mais caros e poucos significativos em corridas de rua.
“O motor atual é caro demais. Fora o adesivo de ‘híbrido’, não há qualquer transferência para a produção em série, porque é complexo e caro demais. Do ponto de vista esportivo, a competição deve ser o mais equilibrada possível sem perder o espírito da F1″, afirmou Vettel em entrevista à revista alemã, Auto Motor und Sport.
Além do problema de transferir a tecnologia das pistas para as ruas, o tetracampeão mundial afirma que esse não será o principal foco da categoria na temporada, visto que existem outros fatores que compõem as corridas da Fórmula 1, explicando que os motores são apenas um deles.
“Ainda pude experimentar a sensação e o som de um V10. Era parte do show e da experiência da F1. No passado, as pessoas não iam aos circuitos só para ver quem ia vencer, também queriam sentir todo o fascínio ao redor. Acredito que existe uma geração que está crescente que não se importa tanto com o som quanto a minha, mas que iria se empolgar com isso. A questão é se o modelo dos motores precisa ser relevante para os carros de rua. Eu acredito que não”, finalizou Vettel.