Max Verstappen revelou que já havia recomendado à Red Bull Racing, há algum tempo, que observasse de perto Gabriel Bortoleto. O brasileiro, que estreou na Fórmula 1 pela Sauber em 2025 após conquistar o título da F3 em 2023 e o da F2 em 2024, aparentemente já estava no radar do tricampeão mundial muito antes de chegar à categoria principal.
No podcast Pelas Pistas, Verstappen contou: “Eu disse à equipe, mesmo antes de ele chegar à Fórmula 1: ‘Fiquem de olho no Gabi’.” E mesmo com Bortoleto agora concorrendo pela equipe de Hinwil — futura Audi — o holandês mantém a mesma opinião: “Agora estamos todos aqui, e veremos como tudo evolui.”
Verstappen, que tem contrato com a Red Bull até 2028, não esconde a possibilidade de um dia dividir a equipe com o brasileiro. Ainda assim, ele reconhece que seu próprio futuro é incerto: “Não sei por quanto tempo mais vou correr. Tenho contrato até 2028, mas o que vir depois disso… nem eu sei.”
Apesar das incertezas, o desejo é claro: “Espero que, nos próximos três ou quatro anos, o Gabi tenha a chance de competir na frente e brigar por pódios.” E, se esse cenário incluísse ambos na mesma equipe? “Melhor ainda — significaria que estaríamos lutando pelas melhores posições juntos.”
Bortoleto vive a montanha-russa típica de um estreante
O brasileiro ocupa atualmente o 19º lugar no campeonato, com 19 pontos. Seu melhor resultado até agora é um sexto lugar no GP da Hungria. No entanto, sua corrida em casa, no Brasil, terminou de forma frustrante, com dois acidentes.
Nessas horas, ele contou com o apoio do experiente companheiro de equipe, Nico Hülkenberg, que o consolou após o revés:
“Ele me disse: ‘Foi só uma corrida em 20 anos de Fórmula 1. Você terá muitos altos e baixos. Isso só vai te deixar mais forte’.”