Segundo o chefe de equipe Fred Vasseur, a Ferrari está “avaliando todas as possibilidades” em relação à continuidade de Riccardo Adami como engenheiro de corrida de Lewis Hamilton para a temporada 2026 da Fórmula 1.
Em entrevista ao Corriere Della Sera, durante a coletiva de imprensa de encerramento do ano da escuderia italiana, o dirigente de 57 anos confirmou que a equipe considera mudanças no entorno de Hamilton nos boxes, após um primeiro ano difícil do heptacampeão vestindo o macacão vermelho.
Ao ser questionado sobre a permanência de Adami ao lado do britânico, Vasseur foi direto: “Estamos avaliando todas as opções”. A relação aparentemente conturbada entre o vencedor de 105 Grandes Prêmios e seu engenheiro foi um tema recorrente ao longo da temporada. Diversos diálogos de rádio viralizaram, evidenciando momentos de tensão e falhas de comunicação entre ambos.
Esse cenário se somou ao fato de Hamilton não ter conquistado nenhum pódio ao longo do ano — algo inédito em sua carreira na Fórmula 1 —, além de terminar o campeonato 86 pontos atrás de Charles Leclerc na classificação final.
Equipe sendo pressionada para realizar mudanças na nova temporada
Agora, Ferrari e Hamilton encaram 2026 sob forte pressão para mudar esse panorama, especialmente porque a equipe não vence um título mundial desde 2008. O desempenho na primeira temporada juntos ficou bem aquém do clima de entusiasmo que marcou a chegada do britânico à Scuderia, com o SF-25 também frustrando expectativas.
Em declarações à imprensa, Vasseur falou sobre os caminhos para a evolução da parceria e reforçou a disposição da equipe em analisar todas as alternativas: “Precisamos trabalhar em todos os aspectos e, sinceramente, isso também passa por mentalidade e entendimento mútuo. Estou falando de um lado da garagem, neste caso, porque com o Charles já existe essa sintonia”, explicou.