Sebastian Vettel comentou sua reação ao rompimento entre Helmut Marko e a Red Bull após mais de duas décadas de parceria — uma relação que rendeu ao alemão quatro títulos mundiais e consolidou Marko como um dos maiores descobridores de talentos da Fórmula 1.
Vettel foi um dos primeiros grandes frutos do programa de jovens pilotos criado e supervisionado por Marko. Ingressou ainda adolescente na estrutura da Red Bull e rapidamente ascendeu até conquistar seu primeiro título em 2010.
Depois vieram ainda mais glórias com mais três consecutivos. Ao longo de 25 anos, o programa revelou nomes como o próprio Vettel e Max Verstappen, além de inúmeros pilotos vitoriosos. Por isso, o tetracampeão admitiu surpresa ao F1-Insider.com ao saber da saída de Marko: “Fiquei tão surpreso quanto todo mundo. Desejo a Helmut tudo de bom e uma aposentadoria merecida.”
Para Vettel, a importância de Marko no DNA da Red Bull não pode ser minimizada: “Ele é o arquiteto do sucesso da Red Bull Racing e da Toro Rosso. Não só escolhia os pilotos — decisões cruciais sobre equipe, pessoal e estratégia também passavam por ele.”
Vettel na Red Bull? Confirmado que é possível, mas não garantido
Rumores de bastidores sugerem que Vettel poderia eventualmente assumir o papel de mentor e caçador de talentos deixado por Marko. Desde sua aposentadoria em 2022, o alemão se dedica à família e a projetos ambientais, mas já admitiu interesse em desafios que explorem o lado humano do esporte.
No podcast Beyond the Grid, ele disse: “Depende muito da função. Sempre me fascinou o elemento humano, a psicologia por trás do sucesso e de como as equipes funcionam.”