Decepcionado por não ter conquistado o título do Campeonato Mundial de Fórmula 1, Oscar Piastri deve cumprir seu contrato com a McLaren, que finalizará ao fim de 2027. No início de 2025, o australiano se mostrou um forte candidato ao título, mas o piloto teve problemas no decorrer da temporada e perdeu para seu então companheiro de equipe, Lando Norris.
Após o GP da Holanda em agosto, Piastri estava liderando o campeonato com 34 pontos de vantagem, porém foi ultrapassado por Norris e Max Verstappen, ao fim de 2025, terminando apenas na 3ª posição.
Mesmo o CEO da McLaren, Zak Brown, tenha declarado em vários momentos que todos estavam aderindo o lema da equipe com “deixem eles correrem”, tendo vários exemplos em que isso foi colocado de lado e o australiano sempre ficando para trás.
Neste mesmo tempo, durante a corrida em Melbourne Piastri foi instruído pela equipe a manter a posição em Melbourne, enquanto as estratégias favoreciam Norris, fazendo com que ele fosse ultrapassado nas fases finais do GP da Emilia-Romagna.
Essa decisão começou a gerar dúvidas, com a equipe pregando justiça acima de tudo, mas dando uma clara vantagem para outro piloto.
Após vários momentos em que o favoritismo de Norris é visto, com Piastri precisando se “segurar” para que a equipe continuasse deixando seu companheiro à frente, várias evidencias sobre possíveis novos caminhos para o australiano começaram a ser traçados.
Muitos rumores afirmavam que Piastri estava ativamente procurando uma saída, cogitando até um caminho para a Ferrari e recentemente, ocupando um assento para a Red Bull.
Ambas as opções seriam uma tentativa arriscada, principalmente com as incertezas que pairam a todas as equipes na próxima temporada, com a mudança de regulamento na categoria em 2026.
O piloto deve permanecer atuando na McLaren, já que ele é uma das poucas equipes que possuem estabilidade no grid, sendo este o motivo em se manter na equipe até o final do seu contrato.