A Fórmula 1 divulgou ainda em setembro as pistas que receberão as corridas sprint em 2026, e a grande surpresa foi a ausência do GP de São Paulo. Desde a criação do formato, em 2021, Interlagos esteve presente em todas as temporadas — mas, no próximo ano, terá apenas a corrida principal no domingo.
Assim como em 2025, serão seis etapas com sprint, porém a lista foi amplamente renovada. Além de São Paulo, Bélgica, Estados Unidos e Catar também deixam de receber a prova curta.
O calendário da sprint em 2026 começa igual ao atual: China abre o ano, seguida por Miami. Depois disso, todas as etapas são inéditas nesse formato: Canadá, Holanda (que deixa a F1 após 2026), Singapura e Inglaterra, que volta a ter corrida sprint pela primeira vez desde 2021.
Calendário de corridas sprint da F1 em 2026
| Grande Prêmio | Circuito | Data |
|---|---|---|
| GP da China | Xangai | 13 a 15 de março |
| GP de Miami | Miami | 1 a 3 de maio |
| GP do Canadá | Gilles Villeneuve | 22 a 24 de maio |
| GP da Inglaterra | Silverstone | 3 a 5 de julho |
| GP da Holanda | Zandvoort | 21 a 23 de agosto |
| GP de Singapura | Marina Bay | 9 a 11 de outubro |
Por qual motivo Interlagos está fora do calendário das Sprints?
Nem a F1 nem a FIA explicaram por que Interlagos — ou as outras pistas — saíram do calendário de sprints. O presidente da F1, Stefano Domenicali, afirmou apenas que a entrada de novos circuitos ajuda a “trazer mais drama” em uma temporada marcada pela estreia dos novos regulamentos técnicos e de motores.
“A temporada de 2026 marcará o início de uma nova era. Ter três novos circuitos na sprint só aumentará o drama nas pistas. Estamos ansiosos para oferecer ainda mais corridas emocionantes aos fãs”, disse Domenicali.
O interesse da F1 no formato sprint segue forte. Segundo a categoria, as etapas com corrida curta registram audiência 10% maior na TV. Domenicali já sinalizou que deseja aumentar o número de sprints — especula-se até dez por ano.
Nos fins de semana com sprint, o cronograma é reduzido: há apenas um treino livre, seguido pela classificação sprint na sexta-feira e pela corrida curta no sábado. A prova tem cerca de 100 km, sem paradas obrigatórias nos boxes, e distribui pontos aos oito primeiros (8 para o vencedor, 7 para o segundo e assim por diante até 1 ponto para o oitavo).