Neste domingo (07/12), a temporada 2025 da Fórmula 1 foi encerrada com o Grande Prêmio de Abu Dhabi, com a vitória de Lando Norris sobre Oscar Piastri e Max Verstappen. Contudo, Yas Marina também foi o ponto final de alguns ciclos, sendo palco de algumas despedidas.
O piloto Gabriel Bortoleto foi um dos que se despediu neste domingo das pistas pilotando um carro da Sauber, já que a equipe deixará o grid após 30 anos presente na Fórmula 1. Agora, o time do brasileiro se tornará a Audi, com a montadora alemão comprando 100% das ações do time suíço a partir de 2026.
Criada nos anos 1970 por Peter Sauber, iniciou com as corridas de carros esportivos, tendo um tempo nos anos 80 como a equipe oficial da Mercedes no Campeonato Mundial de Carros Esportivos, antes do WEC.
Sua chegada ao grid da principal categoria do automobilismo mundial ocorreu em 1993, com o nome Team Sauber Fórmula 1. Sua primeira dupla foi composta por JJ Letho e Karl Wendlinger, terminando sua temporada em sétimo. A partir dali, a equipe suíça criou uma bela história na categoria, sendo resistência nas eras das garagistas em meio as trocas constantes das montadoras, além da explosão de popularidade do esporte, aumentando consequentemente o valor de mercado das equipes.
O Grande Prêmio de Abu Dhabi encerra uma trajetória bela de uma equipe, dando agora seu lugar a Audi, mantendo todos os seus funcionários para a temporada de estreia, incluindo os pilotos Gabriel Bortoleto e Nico Hulkenberg.