GERAL

16 de abril de 2018
Stock Car: circuitos ganham cada vez mais relevância no Brasil

 

O termo “Stock Car” se refere a um tipo de corrida automobilística que envolve carros de passeio modificados para corridas. Muito popular em países como Canadá, Estados Unidos, México, Austrália e Inglaterra, os eventos da Stock Car também vêm fazendo sucesso em território brasileiro.

 

A Stock Car Brasil, ou o Campeonato Brasileiro de Stock Car,como alguns preferem chamar, surgiu em 1979 e até hoje tem a Chevrolet como patrocinadora.

 

O campeonato é composto por várias etapas e circuitos automobilísticos que, a cada ano, ganham mais relevância no Brasil. Descubra agora os principais motivos que vêm atraindo milhares de pessoas país afora para essescircuitos que já se tornaram um sucesso nacional.

 

1º – Interatividadedos fãs com as corridas

 

Esse é definitivamente um dos aspectos mais interessante dos eventos da Stock Car no Brasil. Quem acompanha os circuitos tem a oportunidade de ajudar os corredores no momento da disputa, sabiam disso? É, nós estamos falando do “HeroPush”, votação popular que premia pilotos com um botão de ultrapassagem extra.

 

Apesar do HeroPush ser ainda algo bem recente, tendo sido lançado em 2017, os organizadores da Stock Car Brasil já consideram a ferramenta como um grande sucesso e a veem como um ótimo instrumento de avaliação da popularidade dos pilotos e dos eventos da Stock Carem si.

 

Os fãs são tão dedicados a apoiar os seus favoritos nas corridas que as votações costumam facilmente reunir centenas de milhares de votos.

 

Nesse cenário, é possível observar que a simples possiblidade do público poder contribuir com a performance dos corredores jáconsegueaumentar o engajamento dos fãs com as corridas da Stock Car e mantê-los ainda mais próximos de seus pilotos favoritos.

 

Nas votações de 2017, que ocorreram pela internet, os fãs puderam escolher até três pilotos dentre uma lista de trinta para entregar um acionamento extra do botão de ultrapassagem, que libera 100 cavalos de potência a mais no motor.

 

O piloto mais votado na temporada de 2017 foi Rubens Barrichello, provando ser o mais popular da competição. A temporada de 2018 já começou. E aí, em quem você vai votar para ganhar o prêmio de piloto mais popular esse ano?

 

2º – Visitação aos boxes e possibilidade de conversar e tirar selfies com famosos

 

No autódromos onde são realizadas as corridas de Stock Car, o públicotambém tem a oportunidade de visitar os boxes e conhecer os pilotos da categoria. É aí que os fãs aproveitam para tirar fotos, fazer vídeos dos carros,pegar autógrafos e conversar com competidores como Rubens Barrichello, Cacá Bueno e Daniel Serra.

 

O público pode, ainda, se aproximar de convidados VIPscomo Cláudia Leitte, Bruno Gagliasso, Sharon Menezes, FiorellaMatheis (o pai, Andreas Mattheis, é corredor da Stock Car), Marina Ruy Barbosa (o noivo, Xande Negrão, também é corredor), dentre outras celebridades brasileiras.

 

Durante os eventos da Stock Car, também são distribuídos brindes ao público, como squeezese bonés.

 

3º – Oportunidade de negócios

 

Para os empresários, a Stock Carrepresenta uma grande oportunidade de negócios. Segundo os organizadores, as etapas recebem, em média, trinta mil pessoas por fim de semana.

 

Além da visitação aos boxes, as ações de marketing incluem a divulgação de produtos e degustações nos estandes dos patrocinadores.

 

O público também tem a chance de ver em primeira mão lançamentos aguardados no setor automobilístico. O Chevrolet Cruze, por exemplo, sucesso de vendas da montadora norte-americana no Brasil (é só ver as ofertas em um site de carros à venda), foi lançado na temporada de 2016 da Stock Car.

 

É claro que algumas modificações foram feitas no motor e em outras peças do carro para que o automóvel pudesse se tornar competitivo na corrida, mas só do Chevrolet Cruze ter sido lançado na Stock Car, já entrou no mercado brasileiro com o pé direito.

 

De acordo com a organizaçãoda Stock Car, esse relacionamento de marketing com o público dá um retorno de mídia de pelo menos dois milhões de reais por etapa.

 

Alguns sites de carros usados até alegam, inclusive, que automóveis que foram lançados na Stock Carcostumam ter vendas superiores a veículos lançados em outros eventos automobilísticos.

 

Então, caso você seja um empresário do ramo e ainda estejaem dúvida de onde lançar um veículo que possa se tornar referência nas concessionárias brasileiras e em qualquer tipo de site de carros à venda, apostar na Stock Car pode ser uma boa oportunidade para você.

 

4º – A programação é tão vasta que as corridas nunca ficam chatas

 

Quem vai para um evento da Stock Car no Brasil sabe que a programação montada pela organização é sempre bastante atrativa.

 

Em meio às corridas, uma série de eventos é realizada, como wildcards, grid invertido, corridas com o dobro de pontos e a Corrida do Milhão, que oferece ao vencedor o maior prêmio em dinheiro dado em um esporte automotivo na América do Sul. Aí fica difícil ficar entediado, não é mesmo?

 

5º – A competição é sempre bastante acirrada

 

Algo é certo, sem dúvida alguma: se as corridas automobilísticas não forem intensas e bem disputadas, então não estamos falando de uma corrida da Stock Car. Em todos os circuitos, o princípio da competição acirrada é sempre mantido.

 

Para vocês terem uma ideia, em uma das corridas mais recentes, 22 carros se classificaram dentro de um segundo na primeira sessão de práticas livres. É uma competição que, certamente, não é muito indicada para cardíacos.

 

6º – Ascorridas rodam o Brasil

 

E agora vai a pergunta: por que realizar os circuitos em um só estado brasileiro, se há fãs em todo o Brasil? É por isso que a organização, todos os anos, monta várias etapas, sendo cada uma em um autódromo diferente.

 

Com 30 carros no grid, o Campeonato Brasileiro de Stock Caré disputado em 12 rodadas, sendo 10 duplas, a Corrida do Milhão, a grande final com pontuação dobradapercorrendo seis estados brasileiros (mais o Distrito Federal),além da rodada internacional na Argentina.

 

Viu só? Motivos não faltam para justificar porque os circuitos da Stock Car vem ganhando cada vez mais relevância no Brasil.

 

Seja por aproximar o público das corridas ou por lançar todos os anos veículos que depois acabam se tornando um sucesso de vendas nas concessionárias e em sites de carros usados, a programação automobilística já conquistou muita gente e, comcerteza, trata-se de uma questão de tempo até te conquistar também.

 

E você, já acompanhou alguma etapa? Os seus amigos, será que gostariam de acompanhar? Compartilhe o post nas redes sociais e ajude-os a ficar por dentro dos eventos da Stock Car.

 

 

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação