DESTAQUES

12 de julho de 2021
Roberto Faria conquista mais um pódio em Donington Park pela F3 Britânica

 

 

Pela primeira vez, corridas do domingo foram transmitidas com imagens e comentários em português direto do canal do piloto na Twitch TV

 

Na etapa de Donington Park, que aconteceu no último fim de semana (10 e 11/7), Roberto Faria (Fortec Motorsport), subiu ao pódio uma vez (P3), somou 34 pontos e segue na briga pelo 3º lugar na classificação geral. Após a terceira das oito etapas da competição, o único piloto brasileiro da categoria está em 5º lugar com 124 pontos.

 

Donington Park tem mais curvas de alta à direita, por isso a escolha dos pneus é uma matemática que pode fazer a diferença no resultado das provas. Mas não é só isso. Com grid invertido na corrida 3 e os pilotos mais rápidos no final do grid, a largada é sempre mais emocionante do que as outras provas da etapa. Nesta não foi diferente. Roberto fazia uma largada limpa quando foi tocado por Dexter Patterson, caindo para penúltimo. Volta a volta foi recuperando até assumir a 8ª posição ainda na metade da prova, quando numa tentativa de ultrapassar derrapou e escapou da pista.

 

“Apesar do que aconteceu na largada, eu estava fazendo uma corrida de recuperação forte. Tinha tudo para estar fazer uma boa colocação. Mas, a gente sabe que mesmo quando você faz tudo perfeito, basta um pequeno erro para ser fatal. Forcei uma ultrapassagem mas fui espalhado para fora da pista. Com isso, a entrada de ar ficou bloqueada pela grama e tive que controlar a temperatura do motor, nas quatro últimas voltas”, , comenta Roberto Faria sobre a prova em que largou de P9 e chegou em P13.

 

O repertório da corrida 2 foi completamente diferente. Largando de P6, a melhor posição de grid do fim de semana, Roberto fez uma prova perfeita. O piloto carioca não perdeu a posição do grid e fez uma ultrapassagem na primeira metade da prova, assumindo a 5ª posição. Com a batida entre Ushijima e Horsten avançou para P3, se consagrando em mais um pódio na competição.

 

No sábado, depois de fazer o 8º melhor tempo no quali, Roberto teve um problema na largada da corrida 1 e, de cara, caiu para último. “Sentia que o que aconteceu na largada não poderia determinar a minha posição de chegada. Tinha um carro pronto para desenvolver bem tanto que, sem contar com acidentes de terceiros, consegui terminar a prova em P14”, avalia.

 

Donington Park é uma pista com boas recordações para o piloto carioca. Foi onde conquistou o primeiro pódio pela F4 Britânica; também foi o circuito de estreia na F3 Britânica, no ano passado; e desta vez, conquistou um pódio numa corrida perfeita e fez pontos importantes para a classificação geral do campeonato.

 

Confira o calendário completo da competição:

 

4ª etapa: 24 e 25 de julho | SPA

5ª etapa: 7 e 8 de agosto | Snetterton 300

6ª etapa: 14 e 15 de agosto | Silverstone GP

7ª etapa: 11 e 12 de setembro | Oulton Park

8ª etapa: 16 e 17 de outubro | Donington Park

 

Histórico de conquistas

 

Roberto Faria começou no futebol como quase todo menino brasileiro, chegou a ser Campeão Brasileiro Sub09, pela CBF7, e campeão do Go Cup Sub10, em 2014. Ao longo de toda sua trajetória, o maior objetivo sempre foi o seu desenvolvimento constante, ainda que isso lhe custasse ser o mais novo ou um dos mais novos atletas nas categorias em que participava.

 

Com 10 anos ingressou no kart, participando de quatro temporadas completas. Em 2015 foi campeão carioca na Categoria Cadete. No ano seguinte, já na Júnior Menor, foi vice-campeão paulista e da Copa do Brasil e bicampeão carioca.

 

Em 2018, já como tricampeão carioca, participou do Campeonato Paulista Light e do Brasileiro na Categoria Júnior. Correu também na Copa do Brasil e na temporada completa dos campeonatos Europeu e Mundial.

 

Depois de um ano e meio na Fórmula 4 Britânica, onde era o piloto estrangeiro melhor colocado na classificação geral com 99 pontos, Roberto migrou, em setembro de 2020, no meio da temporada para a F3 Britânica. Meia temporada de experiência foi o suficiente para que na última corrida, em Silverstone, Roberto garantisse seu primeiro pódio campeonato, terminando em segundo lugar num dos circuitos mais tradicionais do automobilismo.

 

Pela F3 Britânica, Roberto Faria é atleta da equipe Fortec Motorsport pelo segundo ano e patrocinado pelo Go Cup, maior campeonato de futebol infantil do mundo.

 

Redes sociais:

Twitter: @robertofaria777

Instagram: @robertofaria777

 

Transmissões das provas do domingo (com imagem e comentários em português):

Twitch TV: www.twitch.tv/robertofaria777

 

Mais informações da competição:

www.britishf3.com

 

Texto: Assessoria
Fotos: Jakob Ebrey