DESTAQUES

24 de setembro de 2018
Prando, Fliter e Okada conquistam vagas da Seletiva na 16ª Copa Petrobras Sorriso Campeão

Fliter, Prando e Okada conquistaram as três vagas da etapa

 

 

Os três novos classificados vão disputar a final histórica da Seletiva de Kart Petrobras e concorrer a maior premiação do kartismo nacional nos dias 22 e 23 de outubro no Kartódromo da Granja Viana

 

Etapa definiu três vagas para a Seletiva de Kart Petrobras

 

 

A tarde quente e de céu limpo no Kartódromo de Aldeia da Serra, em Barueri (SP), foi o palco perfeito para as disputas da 16ª Copa Petrobras Sorriso Campeão neste sábado (22). Com três vagas para a 20ª Seletiva de Kart Petrobras em jogo, os pilotos da categoria Graduados aceleraram com o objetivo de conquistar um lugar no evento com a maior premiação do kartismo nacional. Quem se saiu melhor e pode tirar o peso das costas logo cedo foi o paulista Enzo Prando, que venceu a primeira corrida do dia e carimbou o passaporte com antecedência. Por vencer a corrida 2, quem ficou com a vaga foi Christian Fliter. A terceira vaga seria do paulista Felipe Baptista, que abdicou da vaga por virtude de conflitos com o seu patrocinador. Sendo assim, o brasiliense Lucas Okada ficou com a vaga por ser o terceiro colocado na somatória dos pontos da Copa Petrobras Sorriso Campeão, que aconteceu dentro da sétima etapa da Copa São Paulo Light de Kart.

Além da vaga, Prando levou o título da Copa, com 40 pontos. O segundo colocado da Copa foi Felipe Batista e Lucas Okada em terceiro. Os mecânicos dos três primeiros colocados também foram ao pódio, receberam premiação em dinheiro e todos os outros mecânicos inscritos têm direito a tratamento odontológico gratuito durante um ano e podem incluir a esposa e filhos de até 12 anos.

Prando, de 19 anos, largou da quinta posição para a primeira corrida e logo na largada pulou para segundo, depois disso foi questão de tempo para aproveitar a oportunidade e assumir a liderança. “Conquistar a vaga logo na primeira corrida é um alívio. Ontem a gente estava rápido, mas acabamos classificando em quinto. Logo na largada fui para segundo e ainda dei um pouco de sorte e consegui assumir a liderança e vencer. Eu vim aqui para conquistar a vaga e o objetivo está concluído”, disse o piloto do kart #46 logo após o final da primeira corrida do dia.

Christian Fliter vai se juntar ao irmão Nicolas na final histórica

Outro alívio foi para o paulista Christian Fliter. Após se envolver em um toque durante a disputa por posições na primeira corrida e abandonar a prova, o piloto de 17 anos fez uma corrida de recuperação após largar da última posição e vencer a segunda corrida. ““Essa vaga foi difícil. Tive uma batida na primeira corrida e não completei. Tive que largar em último nessa segunda prova, mas consegui sair bem, vencer e conquistar essa vaga. Agora vou me juntar ao meu irmão na final e lá é cada um por si e Deus por todos”, comemorou o irmão gêmeo do, já finalista, Nicolas Fliter.

Para o brasiliense, vaga foi a mais difícil que já disputou

Pela somatória dos pontos a terceira vaga ficou nas mãos de Lucas Okada. O piloto brasiliense vai para a sua terceira final consecutiva da Seletiva e agora quer fugir dos erros que cometeu no passado para buscar o tão sonhado título. “Essa vaga foi bem difícil e bem concorrida. Foi uma das mais difíceis de conquistar. Andamos de maneira constante e na soma dos pontos conseguimos chegar ao objetivo. Nas duas finais que disputei eu acabei cometendo erros que eu não pretendo repetir. O equipamento é muito igual e sempre muda alguma coisinha que acaba deixando a disputa sempre muito acirrada”, disse o piloto de 18 anos.

Prando, Fliter e Okada se juntam aos outros seis finalistas classificados para a 20ª edição da Seletiva de Kart Petrobras que já estão definidos: o gaúcho Pedro Goulart, o maranhense Marcos Gonçalves Filho e os paulistas Allan Croce, Guilherme Peixoto, Dante Fibra e Nicolas Fliter. As últimas três vagas serão definidas na Copa Brasil de Kart, em Vespasiano (MG), no dia 13 de outubro.

Os 12 finalistas lutarão pela maior premiação do kartismo nacional em outubro, no kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP).

Pilotos e mecânicos no pódio da Copa Petrobras Sorriso Campeão

Resultado da Corrida 1 (top-5):
1. #36 Enzo Prando, 18 voltas em 11min39s883
2. #121 Felipe Baptista, a 1s761
3. #17 Lucas Okada, a 2s904
4. #144 João Victor Ferreira, a 8s919
5. #228 Vinicius Kwong, a 9s472

Resultado da Corrida 2 (top-5):
1. #18 Christian Fliter, 21 voltas em 13min42s819
2. #121 Felipe Baptista, a 1s134
3. #36 Enzo Prando, a 1s193
4. #17 Lucas Okada, a 2s960
5. #70 Vinicius Ponce, a 5s291

Resultado Copa Petrobras Sorriso Campeão (top-3):
1. #36 Enzo Prando, 40 pontos
2. #121 Felipe Baptista, 34 pontos
3. #17 Lucas Okada, 30 pontos

Quem já garantiu a vaga para a final da 20ª edição da Seletiva de Kart Petrobras:
Pedro Goulart (RS), 17 anos
Allan Martins Croce (SP), 19 anos
Guilherme Peixoto (SP), 15 anos
Dante Fibra (SP), 16 anos
Nicolas Fliter (SP), 16 anos
Marcos Gonçalves Filho (MA), 16 anos
Enzo Prando (SP), 19 anos
Christian Fliter (SP), 17 anos
Lucas Okada (DF), 18 anos

Confira o calendário da 20ª edição da Seletiva de Kart Petrobras: *

Fase Classificatória
1ª Etapa – 21 de julho – Cotia (SP) – Campeonato Brasileiro de Kart
2ª Etapa – 1 de setembro – São Luís (MA) – Copa Petrobras Norte Brasileiro de Kart
3ª Etapa – 22 de setembro – Aldeia da Serra (SP) – Copa SP Light de Kart
4ª Etapa – 13 de outubro – Vespasiano (MG) – Copa Brasil de Kart

Final
22 e 23 de outubro – Cotia (SP)

* Sujeito a alterações

Seletiva de Kart Petrobras – Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras, a Seletiva tem, em média, aproximadamente 110 pilotos tentando a vaga na final. Em 19 anos, mais de 200 já estiveram na briga pelo título na grande final.

Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).

Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras contempla seus vencedores com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, teste com monoposto de base também na Europa, com a orientação de um coaching, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training.

A premiação total – somando todas as ações – chega a aproximadamente 500 mil reais. O campeão recebe 100 mil reais em dinheiro e o vice-campeão 10 mil.

Mais informações: www.seletivadekartpetrobras.com.br
https://www.facebook.com/seletivadekartpetrobras/
https://www.instagram.com/seletivadekartpetrobras/

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação