KART

23 de setembro de 2017
Ponce vence Copa Petrobras Sorriso Campeão e será finalista da Seletiva ao lado de Coletta e Elias

Terceira etapa classificatória da Seletiva de Kart Petrobras 2017 teve disputa acirrada em Aldeia da Serra.
Restam apenas três vagas para a decisão. Os últimos finalistas serão conhecidos na Paraíba no dia 14 de outubro

A 19a edição da Seletiva de Kart Petrobras já tem mais três finalistas definidos. Neste sábado (dia 23), no kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri (SP), Vinícius Ponce, Murilo Coletta e Enzo Elias “carimbaram seus passaportes” para a final, que acontecerá em novembro. Agora já são nove dos 12 finalistas classificados.
A disputa da terceira etapa classificatória – a Copa Petrobras Sorriso Campeão – aconteceu dentro da sétima etapa da Copa SP Light de Kart para os pilotos da categoria Graduados. Ponce foi o campeão no geral, com uma vitória na segunda bateria e um terceiro lugar na primeira. Coletta garantiu a vaga ao vencer a bateria inicial e Elias pela soma de pontos na rodada dupla, seguindo os critérios classificatórios da competição (pilotos entre 15 e 18 anos, que não tenham sido campeões anteriormente).
Irmão do atual campeão da Seletiva, Marcel Coletta, Murilo partiu da quarta posição na prova 1 e foi pra cima dos líderes para assegurar a vitória numa briga apertada com Enzo Elias, que chegou em segundo, a apenas 0s051. A pole position ficou o veterano André Nicastro, que liderou até ter problemas com um dos pneus dianteiro, perdendo a liderança. No final, o piloto abandonou.
Na segunda bateria, com os cinco primeiros invertidos no grid, Edgar Bueno Neto – que já estava classificado para a final da Seletiva de Kart Petrobras – largou na frente. Mas logo foi superado por Marcel Coletta e Vinícius Ponce. Na metade da prova, Ponce assumiu a ponta, garantiu a vitória e sua vaga na decisão da Seletiva. A terceira vaga ficou com Enzo Elias, que depois do segundo lugar na prova 1, encerrou a disputa final em sétimo.
Ponce, de 15 anos, será finalista pela primeira vez. O piloto paulista faz sua primeira temporada na Graduados e comemorou bastante a conquista da vaga. “Na tomada de tempos, consegui um bom resultado, ficando em quinto lugar. Não larguei tão bem, cheguei a cair para sexto, mas consegui me recuperar e chegar em terceiro lugar. Na segunda, eu larguei de terceiro, mantive a posição e, no decorrer da disputa, passei o primeiro e o segundo e, com um bom rendimento venci a corrida”, contou o paulista. “É uma grande chance participar da final da Seletiva de Kart Petrobras e espero chegar bem preparado para a final”, completou.
Já Murilo fará sua segunda participação na final da Seletiva. O paulista de 17 anos já esteve na decisão de 2015. “Foi uma corrida bem disputada e, sinceramente, nem esperava esse resultado. O Enzo Elias estava muito competitivo, mas na constância eu consegui chegar na ponta e deu certo”, contou Coletta.
“Na minha participação na Seletiva em 2015, eu cometi muitos erros, então ter essa experiência vai me ajudar bastante. Estou muito feliz por conquistar a vaga novamente e espero me dar melhor. Vou pegar umas dicas com o meu irmão e sei do potencial que eu tenho e vou brigar por este campeonato”, revelou.
“Eu gostaria muito de ser campeão, porque é o único título que falta na minha carreira no kart no Brasil. E depois tem os prêmios, a experiência de poder testar com um Fórmula 4 lá fora. O dinheiro também ajuda a investir no futuro. Mas primeiro eu quero ser campeão e o que vier é lucro”, concluiu Coletta.
Como Ponce, Elias também será estreante na decisão. “Foi uma experiência bem legal. Esta é a primeira vez que estou correndo de Graduados este ano e foi um trabalho bem duro. A primeira corrida foi difícil, bem apertada e, no final, quase deu. Na segunda, tive um pequeno problema no kart, mas consegui marcar os pontos suficientes para ficar com a vaga. Vim só para tentar chegar à final e estou feliz. A Seletiva oferece prêmios que incentivam muito e agora vou estudar bastante o regulamento para chegar bem preparado”, finalizou o brasiliense de 15 anos.
Projeto Sorriso Campeão valoriza mecânicos
A competição em Aldeia da Serra também premiou os mecânicos dos três primeiros colocados na competição (independentemente de já terem vaga na final da Seletiva 2017 ou não poderem mais concorrer à vaga). O mecânico do campeão Ponce ganhou 700 reais, o de Murilo Coletta faturou 500 e o de Marcel Coletta (terceiro na etapa) levou 300 reais.
Além do prêmio em dinheiro, a etapa também é especial para os mecânicos, pois marca o início do projeto Sorriso Campeão, criado pela Seletiva há 15 anos. Por meio desta ação social, os mecânicos dos pilotos da categoria Graduados, que disputaram a etapa, contarão com um ano de atendimento odontológico gratuito, inclusive para suas esposas e filhos de até 12 anos. O projeto, apoiado pela MG Pneus, é uma parceria da Seletiva de Kart Petrobras com a Dra. Ligia Martins Xavier e as consultas acontecem em seu consultório em São Paulo.
“Essa é uma das etapas mais importantes da Seletiva, pois dá início ao nosso projeto social, onde valorizamos os mecânicos de diversas formas, levando-os ao pódio, inclusive. A etapa classificatória em São Paulo reúne um grande número de pilotos, vindos do Brasil inteiro, e por isso é sempre muito competitiva. Por sorte, tivemos dois pilotos estreantes e isso é bom, pois renovamos a Seletiva, ano a ano com os jovens pilotos, e também um veterano, que é o Murilo, que vai tentar o título pelo segundo ano”, contou Binho Carcasci, organizador e idealizador da Seletiva de Kart Petrobras.
Ricardo Pereira dos Santos, mecânico do piloto gaúcho Arthur Leist, é um dos profissionais que já utiliza o projeto desde a sua criação e ressalta a importância disso para a sua vida. “Eu participo do projeto desde o início e minha esposa também. Tratamento dentário é bem caro, então pra gente é um ‘alívio’, uma verdadeira ‘mao na roda’”, concluiu.
Os três últimos finalistas da 19a edição da Seletiva de Kart Petrobras serão conhecidos no dia 14 de outubro durante a Copa Brasil de Kart, em João Pessoa (PB). A grande final acontecerá nos dias 31 de outubro e 1º de novembro no Kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP).
Confira os resultados em Aldeia da Serra (Top-10):
Primeira Bateria
1. #77 Murilo Coletta 21 voltas em 11min51s552
2. #73 Enzo Elias a 0s051
3. #70 Vinicius Ponce a 1s743
4. #177 Marcel Coletta a 2s775
5. #112 Edgar Bueno Neto a 4s489
6. #119 Pedro Goulart a 5s605
7. #56 Jean Aguiar a 5s735
8. #125 Giuliano Raucci a 6s810
9. #42 Lucas Grosskopf a 7s232
10. #61 Allan Croce a 7s306
Segunda Bateria
1. #70 Vinicius Ponce 21 voltas em 11min48s
2. #28 André Nicastro a 0s953
3. #177 Marcel Coletta a 1s144
4. #77 Murilo Coletta a 1s495
5. #56 Jean Aguiar a 5s028
6. #112 Edgar Bueno Neto a 5s148
7. #73 Enzo Elias a 5s973
8. #818 Arthur Leist a 6s691
9. #119 Pedro Goulart a 8s150
10. #1 Olin Galli a 8s850
Classificação Etapa
1. #70 Vinicius Ponce 19 pontos
2. #77 Murilo Coletta 18
3. #177 Marcel Coletta 15
4. #73 Enzo Elias 13
5. #112 Edgar Bueno Neto 11
6. #56 Jean Aguiar 10
7. #28 André Nicastro 9
8. #119 Pedro Goulart 7
9. #125 Giuliano Raucci 3
10. #818 Arthur Leist 3

Pilotos já classificados para a final (nove das 12 vagas):
Pedro Goulart (RS)
Edgar Bueno Neto (PR)
Arthur Leist (RS)
Gabriel Paturle (MG)
Lucas Grosskopf (MG)
Lucas Okada (DF)
Murilo Coletta (SP)
Vinícius Ponce (SP)
Enzo Elias (DF)

O calendário da 19ª edição da Seletiva de Kart Petrobras:
Fase Classificatória
1ª Etapa – 22 de julho – Penha (SC) – Campeonato Brasileiro de Kart
2ª Etapa – 19 de agosto – Vespasiano (MG) – Taça Minas Gerais de Kart
3ª Etapa – 23 de setembro – Aldeia da Serra (SP) – Copa SP Light de Kart
4ª Etapa – 14 de outubro – João Pessoa (PB) – Copa Brasil de Kart

Final
31 de outubro e 1o de novembro – Kartódromo da Granja Viana – Cotia (SP)
Seletiva de Kart Petrobras – Criada em 1999, com o patrocínio da Petrobras, a Seletiva tem, em média, aproximadamente 110 pilotos tentando a vaga na final. Em 18 anos, mais de 200 já estiveram na briga pelo título na grande final.
Considerada uma referência entre os kartistas do Brasil, a Seletiva de Kart Petrobras é reconhecida (desde 2001) como evento oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Comissão Nacional de Kart (CNK).
Além da maior premiação em dinheiro do kartismo nacional, a Seletiva de Kart Petrobras contempla três competidores com a participação em um programa de orientação de pilotos, que inclui um teste com simulador de F-1 na Europa, um teste com monoposto de base também na Europa, com a orientação de um coaching, acompanhamento físico e psicológico, experiência com carros de turismo no Brasil, palestra sobre marketing e media training.
A premiação total – somando todas as ações – chega a aproximadamente 350 mil reais. O campeão recebe 85 mil reais em dinheiro e o vice-campeão 8 mil.
Os finalistas disputam o título com chassis fornecidos pela fabricante Bravar.
Mais informações: www.seletivadekartpetrobras.com.br
Texto: Assessoria
Foto:  (Fábio Oliveira / Radical Motors)