DESTAQUES

11 de julho de 2018
Matteo Molo passa do kart para a Fórmula Academy Sudamericana

Piloto carioca fez testes em Montevidéu, no Uruguai, e está
muito animado para sua estreia

 

Depois de três anos participando de campeonatos de kart, o piloto carioca Matteo Molo, Equipe Tekprom, estreia na categoria de monoposto do automobilismo brasileiro, a Fórmula Academy Sudamericana, que terá cinco provas em pistas do Brasil e uma em Montevidéu, no Uruguai, com a primeira etapa marcada para acontecer neste domingo (22), no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, no Paraná. A programação oficial contará com dois treinos livres e um de classificação no sábado (21). No domingo (22), além do warm-up serão realizadas as duas provas válidas pelo campeonato sul-americano.

 

Matteo Molo, de 15 anos, o piloto mais novo a participar da F-Academy, esteve em Montevidéu, no Uruguai, onde fez testes para a categoria e ficou muito satisfeito com os resultados, mesmo enfrentando chuva em dois dias de testes. Nesta quinta-feira, ele terá oportunidade de treinar na pista de Londrina, pois a organização do campeonato organizou treinos para os pilotos se ambientarem com o circuito paranaense.

– É tudo muito diferente do kart, mas eu fiquei bastante satisfeito com meu desempenho logo nas primeiras voltas que dei no autódromo uruguaio e não tive dúvida de que participaria do campeonato. Estou ansioso e muito animado ao mesmo tempo para os treinos desta quinta e para minha estreia na categoria – declara o piloto da Equipe Tekprom.

Além dos testes em Montevidéu, o piloto carioca participou de treinos no Autódromo de Piracicaba, no interior de São Paulo, que fica no ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo). “Os treinos em Piracicaba serviram para eu me familiarizar melhor com o carro e foi muito proveitoso. A partir de agora, além de treinar na pista estou fazendo uma preparação física específica para quem corre em monoposto. Quero muito ganhar corridas na nova categoria”, afirma Matteo Molo, que foi bicampeão carioca de kart, tricampeão serrano de kart, campeão Rio Sul de kart, vice-campeão estadual de kart e quarto colocado no Sulamericano de Kart 2016.

A categoria traz os monopostos já conhecidos do meio automobilístico brasileiro, usados na Fórmula Futuro em 2010 e 2011, e a Fórmula 4 Sul-americana, de 2014 a 2016. Os carros têm os padrões de tecnologia e segurança europeus e norte-americanos e são construídos pela fábrica francesa Signature seguindo os padrões da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

O chassi Signatech é feito de fibra de carbono, com gaiola, tanque de combustível, cintos e sistema de prevenção contra incêndios fabricados na Europa e Estados Unidos sob licença da FIA. O motor de 1.8 litro e 16 válvulas tem 160 HP, cárter seco, injeção eletrônica e acelerador eletrônico, acoplado à uma transmissão SADEV de cinco velocidades sequencial, também de fabricação francesa.

A Fórmula Academy Sudamericana surgiu também de uma parceria com o piloto e promotor argentino radicado no Uruguai, Gerardo Tato Salaverria, que passou os direitos dos carros da extinta Fórmula 4 Sudamericana para a Linardi Sports. “Estou feliz por ver esses carros com tecnologia atual correndo novamente no País conhecido como um dos melhores celeiros de talentos no automobilismo. Tenho certeza que os pilotos brasileiros ficarão felizes com a novidade”, comemora Gerardo Salaverria.

A categoria utilizará o sistema de monogestão, que proporcionará condições técnicas iguais para todos os pilotos, como logística, suporte em pista, organização e manutenção, para garantir ao piloto as melhores condições para treinos e corridas do fim de semana.

O formato dos finais de semana conta com treinos livres e classificatórios e duas corridas. O grid da segunda prova tem os seis primeiros colocados na primeira com inversão de posições. O sistema de pontuação segue o critério da Fórmula 1: 1º 25 pontos, 2º 18, 3º 15, 4º 12, 5º 10, 6º 8, 7º 6, 8º 4, 9º 2, 10º 1 ponto. A melhor volta e o pole position de cada corrida recebem um ponto.

 

Calendário da temporada 2018:

1ª etapa – 22/07 – Autódromo Internacional Ayrton Senna / Londrina (PR)

2ª etapa – 19/08 – Autódromo José Carlos Pace / São Paulo (SP)

3ª etapa – 23/09 – Autódromo Internacional de Campo Grande / Campo Grande (MS)

4ª etapa – 14/10 – Autódromo Velo Città / Mogi-Guaçu (SP)

5ª etapa – 25/11 – Autódromo José Carlos Pace / São Paulo (SP)

6ª etapa – 9/12 – Autódromo de El Pinar / Montevidéu (URU)

 

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação