KART

30 de junho de 2010
Kart: Copa Cidade do Aço de Indoor agita Volta Redonda

No próximo domingo (04/06), a pista do belo Kartódromo Internacional de Volta Redonda vai ser o palco de mais um grande evento do kartismo estadual quando da realização de mais uma etapa do Campeonato Cidade do Aço com a disputa sendo realizadas com os karts de aluguel.

Dezenas de pilotos da região já confirmaram presença e a expectativa é de que mais inscrições sejam feitas durante o decorrer da semana o que garantirá grids cheios para as disputas que prometem ser emocionantes.
Então não perca está oportunidade faça já sua reserva e participe deste grande evento organizado pelo Kartódromo de Volta Redonda.

REGULAMENTO CAMPEONATO DE KART INDOR

GERAL
1 – O 1 Campeonato de Kart Indoor de Volta Redonda tem como criador, idealizador e organizador o Kartódromo Internacional de Volta Redonda, tem como finalidade promover a integração entre pilotos amadores de kart de aluguel de todo o Brasil e premiar os melhores colocados de cada categoria descrita neste regulamento.

2 – O evento ocorrerá no Kartódromo Internacional de Volta Redonda dia 04 de julho de 2010 (domingo) em qualquer condição climática com horários de baterias e cronograma geral sendo informado através do site do kartódromo e via e-mail a todos os participantes.

3 – Poderá participar deste torneio qualquer pessoa de ambos os sexos com idade igual ou superior a de 16 anos ou com peso mínimo de 60 kg e que esteja em plena condição física e mental para a prática do esporte. Não serão aceitas inscrições de pessoas com menos de 16 anos ou com menos de 60 kg. Um fator independe do outro.

4 – Todos os participantes deverão assinar um termo de responsabilidade declarando estarem em plenas condições físicas e mentais para a prática do kartismo assumindo toda e qualquer responsabilidade por acidentes e danos físicos durante todo o decorrer do evento.

5 – Fica reservada aos realizadores do evento a aprovação, ou não, dos pilotos que se inscreverem, sem que haja necessidade de justificativa.

6 – As regras para inscrição, pagamento, valores e notícias importantes sobre o evento deverão ser acompanhados sempre no site do Kartódromo no endereço http://www.kartvoltaredonda.com.br/ considerando que os pilotos que não cumprirem os prazos de pagamento perderão o direito de participação.

CATEGORIAS
7 – O campeonato terá 3 categorias:
Geral: categoria principal com participação livre de qualquer piloto com no máximo 85 kg considerando equipamento ( macacão, capacetes, etc ). No caso do piloto pesar menos de 80kg, essa diferença será feita através de lastro apenas no kart. Será utilizado o kart de 13hp.

Pesados: categoria para pilotos com no mínimo 95 kg, considerando equipamento, sendo permitido o uso de lastro APENAS NO KART para pilotos com peso a partir de 85 kg considerando equipamento. Pilotos com menos de 85 kg com equipamento não poderão participar desta categoria, apenas se a organização do evento autorizar e se houver vagas. Será utilizado o kart de 13hp.

Batom: Categoria feminina com participação livre de qualquer piloto com peso livre sem utilização de lastro. Nesta categoria será utilizado o kart de 6,5hp.

8 – Não será permitida a inscrição de um mesmo piloto em duas categorias, exceto se sobrem vagas. Nesse caso os interessados em participar de outra categoria, deverão informar na ficha de inscrição e serão convidados a tempo.

FORMA DE DISPUTA
9 – Cada piloto das categorias Geral e Pesados disputará 2 corridas de 20 minutos que serão formadas por um mínimo de 8 e um máximo de 12 participantes, dependendo do número de inscritos e da disponibilidade dos karts apresentados pelo kartódromo.

10 – Ao término da série de 2 baterias por piloto os 12 melhores colocados da Categoria GERAL e os 12 melhores colocados da Categoria PESADOS participarão de uma final composta por 5 minutos de treino classificatório e mais 20 minutos de corrida. A categoria Batom, disputará 3 corridas de 20 mim onde o resultado das 3 baterias serão somados e as 6 primeiras colocadas farão o pódium.

11 – Não haverá método de descartes. Todos os pontos serão computados normalmente

GRIDS, FORMAÇÃO DE BATERIAS E PONTUAÇÃO
12 – Cada vez que um piloto for para a pista disputar uma bateria participará de uma “série”, sendo assim teremos três séries de baterias para as categorias.

13 – A formação do grid das baterias e dos karts das categorias GERAL, PESADOS e BATOM será feito por sorteio no dia anterior ao da corrida as 19h no kartódromo na sala de briefing, onde será aberto ao público para que todos possam acompanhar.

14 – A bateria da série 2 terá o grid inverso ao resultado da 1 bateria (quem chegou em primeiro largará em ultimo na segunda bateria.

15 – Para definir os grids da primeira série, será utilizada a ordem na qual o piloto foi sorteado para a formação de baterias.

**Apesar de matematicamente difícil, em caso de empate na apuração de resultados das 3 baterias entre 2 ou mais pilotos, primeiro será usado o critério de vitorias nas baterias. Caso permaneça o empate será utilizado o critério de melhor volta na bateria 1.

16 – A pontuação de cada piloto obtida em sua respectiva bateria preliminar será dada da seguinte forma:
1º Colocado – 22 pontos
2º Colocado – 19 pontos
3º Colocado – 17 pontos
4º Colocado – 15 pontos
5º Colocado – 14 pontos
6º Colocado – 13pontos
7º Colocado – 12 pontos
8º Colocado – 11 pontos
9º Colocado – 10 pontos
10º Colocado – 9 pontos
11º Colocado – 8 pontos
12º Colocado – 7 pontos

Caso as categorias não atinjam o número máximo de vagas dispostas e o número de pilotos por bateria precisar ser recalculado então este item poderá ser alterado e todos os inscritos serão informados no dia anterior a corrida do evento, antes do sorteio das baterias e karts.

17 – Caso hajam baterias heterogêneas, ou seja, com diferença na quantidade de pilotos, o último colocado da bateria com maior número de pilotos receberá a mesma pontuação do adversário que chegou à sua frente. Por exemplo: 2 baterias com 10 pilotos (o último recebe 7 pontos) e uma bateria com 9 pilotos, o 9° recebe também 8 pontos junto com o 9°.

18 – Nas finais os pilotos recebem pontos de acordo com a sua classificação final ao longo das eliminatórias, ou seja, os pontos conquistados nas eliminatórias não serão aplicados nas finais. O que vai ser considerado será a classificação final do piloto antes das finais para formar uma tabela de BONIFICAÇÃO que beneficiará os pilotos mais bem colocados, mas dando chances a todos os finalistas de conquistar o título ou entrar na zona de premiação de forma proporcional ao seu desempenho até então.

Desta forma os classificados em ambas as categorias fariam as corridas finais com a seguinte bonificação:
1º Colocado nas eliminatórias – 17 pontos
2º Colocado nas eliminatórias – 15 pontos
3º Colocado nas eliminatórias – 13 pontos
4º Colocado nas eliminatórias – 11 pontos
5º Colocado nas eliminatórias – 10 pontos
6º Colocado nas eliminatórias – 9 pontos
7º Colocado nas eliminatórias – 8 pontos
8º Colocado nas eliminatórias – 7 pontos
9º Colocado nas eliminatórias – 6 pontos
10º Colocado nas eliminatórias – 5 pontos
11º Colocado nas eliminatórias – 4 pontos
12º Colocado nas eliminatórias – 3 pontos

19 – A pontuação aplicada para as corridas finais será a mesma utilizada nas tabelas do item 18 somando-se ainda um ponto pela pole position e mais um ponto pela volta mais rápida da corrida.

20 – Em caso de empate por pontos entre dois ou mais pilotos, será considerado o piloto que chegou na frente na corrida final, por ser esta prova considerada como “confronto direto” entre os participantes mais bem colocados do campeonato. Persistindo o empate, será considerado o piloto que fez a melhor campanha nas fase preliminar e ao persistir o empate será realizado sorteio a critério da organização.

USO E SORTEIO DOS KARTS
21 – Em todas as corridas e séries os karts serão sorteados pela organização do evento através de sorteio. Não será permitida a troca de kart antes da largada. Caso ocorra alguma quebra durante a prova o piloto poderá se dirigir ao parque fechado onde lhe será fornecido um outro kart. Os karts reservas serão no dia anterior a corrida e que estará alinhado na sequência do sorteio.

22 – Nas finais os pilotos poderão trocar de kart durante o qualify, porém de acordo com a sequencia de karts sorteados no dia anterior da corrida, ou seja, caso algum piloto deseje trocar de kart durante os 5 minutos de classificação poderá fazê-lo mas ao entrar no parque fechado não terá direito de escolher o kart desejado e sim apenas o que estiver na posição de sorteio. O piloto poderá trocar de kart quantas vezes desejar e for necessário desde que tenha dado uma volta completa no circuito.

23 – Só serão aceitas trocas antes da largada caso o kart seja considerado quebrado pelo comissário técnico. Nesse caso o piloto deverá largar do parque fechado saindo após a passagem do último kart do grid. No caso das finais esta regra se aplica caso algum piloto tenha entrado para trocar de kart após a bandeirada de encerramento do tempo de classificação.

24 – Não é permitido ao piloto em hipótese alguma mexer, tocar, preparar, calibrar ou efetuar qualquer tipo de regulagem ou alteração no kart que lhe foi sorteado tanto com o kart parado quanto em movimento. Todos os pilotos deverão sentar no kart que lhe foi sorteado e permanecer com as mãos no volante até que seja autorizada a sua saída para a pista. A única regulagem autorizada é a de posição de banco que será efetuada sob vistoria de um membro da organização. A calibragem de pneus só poderá ser efetuada mediante constatação de um mecânico de que realmente existe a necessidade dada a um pneu murcho e mesmo assim o procedimento só poderá ser efetuado por um dos mecânicos.

25 – Não será permitido o uso de rádios comunicadores para orientar os pilotos dentro da pista ou para qualquer fim dentro do kartódromo. Tais equipamentos deverão ser utilizados exclusivamente pelas pessoas envolvidas com a organização do evento e com a única finalidade de se comunicarem entre si.
26 – Placas de comunicação, lousas e gestos com as mãos serão aceitos desde que os responsáveis por tais formas de comunicação com os pilotos se mantenham no local destinado ao público sendo proibida a entrada de pessoas não autorizadas na pista ou em áreas restritas.

USO DE LASTROS E PESO MÍNIMO
27 – Todos os pilotos da Categoria GERAL deverão ir para a pista com um peso mínimo de 80 kg e todos os pilotos da Categoria PESADOS deverão apresentar um peso mínimo de 95 kg. Em ambos os casos considerando equipamento. No caso da PESADOS os pilotos entre 85 e 94.999 kg poderão participar mas serão lastreados para atingir o peso mínimo obrigatório de 95 kg podendo estes lastros serem usados no kart ou no próprio piloto desde que respeitadas as normas de segurança do item 29. Pilotos com menos de 85 kg poderão participar desta categoria apenas com autorização da organização do evento.

28 – A capacidade máxima de lastro permitida pelo kartódromo em cada kart é de 20 kg, portanto os pilotos que não atingirem o peso mínimo obrigatório deverão providenciar lastro por conta própria. Por exemplo: um piloto que pesa 55kg terá direito a 20kg de lastro no kart atingindo um total de 75kg. Nesse caso o piloto deverá providenciar pelo menos mais 5kg para evitar ser desclassificado na pesagem oficial. Caso isso ocorra não será devolvido o valor de inscrição.

29 – Deverão ser utilizados os lastros fornecidos pelo kartódromo e que são colocados na parte traseira dos karts. Para complemento de lastro, o piloto poderá carregar lastros particulares, mas apenas sob forma de cintos e devidamente presos junto ao corpo do piloto e mesmo assim ainda haverá uma avaliação da organização do campeonato e da direção do kartódromo para verificar se o tipo de peso portado no corpo do piloto não coloca em risco a sua segurança e integridade física. Não serão permitidos pesos nos bolsos, soltos no kart, presos em barra de direção ou nos bancos. Almofadas ou afins que se moldam ao corpo do piloto sem afetar sua posição na pilotagem e que contenham pesos serão analisadas pela organização do evento e poderão, ou não, terem o seu uso autorizado.

30 – O piloto que precisar trocar de kart é totalmente responsável pela troca do lastro.

31 – Todos os pilotos serão pesados na entrada e ao final de cada bateria de sua respectiva corrida. Caso algum piloto apresente peso inferior ao estabelecido por este regulamento será desclassificado da bateria em que acabou de participar recebendo pontuação zero. Não há tolerância para estes casos.

32 – Caso algum piloto necessite de uso de pedaleiras ou travesseiros e almofadas para alcançar os pedais visando seu maior conforto e segurança poderá usar desde que não altere as configurações originais do kart e nem ocasione atrasos tanto na entrada quanto na saída de sua bateria visando o bom andamento do evento.

PISTA, TRAÇADO E TREINOS
33 – Todo e qualquer tipo de treino livre está permitido cabendo aos pilotos e interessados realizar a reserva diretamente com o kartódromo. Para os treinos, será oferecido aos pilotos inscritos no campeonato o valor de R$ 55,00 (cinqüenta e cinco reais), mediante a comprovação de pagamento da taxa de inscrição. Este valor será válido para todos os dias de funcionamento do kartódromo.

PUNIÇÕES
34 – As decisões da Direção de Prova são soberanas e irrecorríveis. Toda e qualquer decisão de pista será tomada apenas pela direção de prova do kartódromo. A organização do evento não responde por decisões que o Diretor de Provas venha a tomar.

35 – O piloto que desrespeitar seu companheiro, funcionários, membros da organização ou qualquer outra pessoa, terá sua ação avaliada pela organização do evento e poderá sofrer sanções que variam desde uma advertência até a expulsão do campeonato.

36 – O piloto que for flagrado desrespeitando os itens 24 e 30 deste regulamento será imediatamente desclassificado da bateria em que iria participar recebendo pontuação ZERO. Em caso de reincidência será eliminado do campeonato.

37 – O piloto que desrespeitar o item 25 deste Regulamento perderá 10 pontos na tabela de classificação geral. Em caso de reincidência será eliminado do campeonato.

38 – O piloto que receber sinais com placas, lousas ou com gestos de mãos fora das especificações orientadas no item 26 deste Regulamento será punido em 5 pontos.

39 – O piloto que receber bandeira de advertência (preta e branca) será punido com a perda de 1 (um) ponto na corrida em caso de reincidência.

40 – Caso ao final do campeonato algum piloto seja desclassificado por qualquer motivo que seja, os demais competidores abaixo deste subirão uma posição na tabela.

41 – A Organização do evento e soberana para decidir a penalização que será aplicada em casos não previstos neste regulamento, podendo consultar seus diretores e até mesmo os demais pilotos para chegar a uma conclusão.

PREMIAÇÃO
42 – Os prêmios relatados nesta seção tem suas cores, material tamanhos e formas definidos a livre critério da organização do evento e seus patrocinadores.

43 – Serão premiados com troféus personalizados os 6 primeiros colocados de cada categoria.

44 – Poderão ser incluídas novas premiações a livre critério da organização. Caso isso ocorra todos os inscritos serão informados mas sem prazos estabelecidos.

CONSIDERAÇOES GERAIS
45 – Todo piloto inscrito atesta que está ciente de toda a documentação aqui contida e aceita as normas de funcionamento deste torneio assim como está ciente de que em caso de faltas ou desistências não terá restituição dos valores pagos pela inscrição no campeonato.

46 – Todo piloto inscrito autoriza o uso de sua imagem em áudio, vídeo, foto e todo e qualquer tipo de material veiculado pela organização seja para divulgação na imprensa, em seu site ou para uso comercial na venda de material do evento.

47 – Após o início do torneio as regras só poderão ser alteradas pela organização do campeonato e apenas em casos extremos.

48 – Fica a organização autorizada a publicar adendos ou efetuar alterações neste regulamento visando a melhora ou correção do mesmo. Caso isto ocorra todos os pilotos serão previamente informados.

49 – Quaisquer dúvidas ou impasses que não estiverem previstos nesse regulamento serão resolvidos pelos organizadores do campeonato.

Informações: http://www.kartvoltaredonda.com.br/