KART

29 de outubro de 2010
Kart: 2ª etapa do Estadual em Volta Redonda empolga

Largada da categoria F4

Etapa valeu vagas para o GP RBC

Sensacional, assim é a definição para a 2ª etapa do Campeonato estadual do Rio de Janeiro, e a abertura do Campeonato de F400 disputada no último final de semana no Kartódromo Internacional de Volta Redonda.

Largada da categoria Sênior

Os pilotos que participaram da etapa não pouparam elogios a organização da etapa e o alto grau de competitividade imposta pelos pilotos durante as disputadas dentro da pista pelos pilotos.

No sábado, dezenas de pilotos estiveram na pista realizando suas preparações para a disputa que teve as tomadas de tempos realizadas no sábado na parte da manhã para logo a seguir ter início as disputas.

Largada das categorias Mirim e Cadete

A primeira prova realizada foi entre os pilotos das categorias Mirim e Cadetes, com Sinder Bitton Neto, sendo o vencedor na categoria Cadete e Geanluca Petecof sendo o vencedor na categoria Mirim após realizar uma prova digna dos grandes campeões.

Confira o resultado final da prova nas categorias:

Podio da categoria Mirim

Podio da categoria Cadete

Categorias Cadete e Mirim

1º) 12 – Sinder Biton
2º) 30 – João Sá
3º) 29 – Paulo Junior
4º) 10 – Geanluca Petecof (M)
5º) 46 – Marcio Sampaio
6º) 60 – Erick Dohmann
7º) 71 – Marcio Antonio
8º) 100 – Breno Rodrigues (M)
9º) 40 – Pedro Henrique Thouin (M)
10º) 1 – Julia Jokinen (M)

Com as vitórias conquistadas por Sinder Bitton na Cadete e Geanluca Petecof na Mirim garantiram aos dois pilotos o direito a participar no GP RBC.

A prova seguinte foi entre os pilotos da categoria Júniores coma vitória ficando Flávio Bruno na Junior Maior e Alexandre Azevedo (Xandinho) na Júnior Menor.

Logo no início da prova os pilotos travaram boas disputas até Flávio abrir vantagem em relação a Caio Becker e Gui Pessoa que realizaram uma boa prova. No início ambos chegaram a passar na reta, emparelhados dando a impressão que alguém iria sobrar, só que Flávio saiu forte, e, conseguiu abrir vantagem até a bandeirada final. Caio Becker ainda esboçou reação mais seu kart não tinha o mesmo rendimento de seu adversário. Na Júnior Menor, Xandinho e Ketherine chegaram a iniciar uma disputa mais com problemas após entrar forte em uma zebra, danificou a mola de retorno de seu carburador e foi perdendo rendimento quase perdendo a posição para João Neto que vinha forte após rodar e perder tempo. Já Xandinho com uma tocada firme e consciente abriu vantagem para vencer com boa margem de diferença.

Flávio Bruno na Júnior maior e Alexandre Azevedo (Xandinho na Júnior) Menor garantiram vagas no GP RBC

Podio da categoria Junior Menor

Podio da categoria Junior

Resultado da prova nas categorias Junior Maior e Menor
1º) 17 – Flávio Bruno
2º) 211 – Caio Becker
3º) 12 – Guilherme Pessoa
4º) 71 – Alexandre Azevedo (Xandinho) (JM)
5º) 90 – Katherine Rodrigues (JM)
6º)177 – João Neto – (JM)

A prova disputada na categoria Sênior foi uma das mais empolgantes vista no Rio de Janeiro nos últimos tempos.

Elogios não faltaram aos pilotos tamanha a competitividade imposta pelos pilotos e a vitória ficou com Sérgio Verdi mesmo chegando na segunda colocação, o vencedor na pista Christiano Mattheis tinha uma penalização de dois segundo e meio por utilizar pneus novos nesta segunda etapa e assim com a retirada do tempo ficou com a segunda colocação e Verdi o primeiro.

Durante toda a prova a disputa ficou quente entre Mattheis, Timo e Verdi. Durante boa parte da disputa Mattheis que fez uma excelente prova travou um belo duelo com Timo até que Verdi e Timo se enroscaram e com isso Mattheis abriu pequena vantagem para cruzar a linha de chegada na frente. A vitória na etapa valeu à Sérgio Verdi a vaga no GP RBC.

Podio da categoria Sênior

Resultado da categoria Sênior
1º) 26 – Sergio Verdi
2º) 29 – Christiano Mattheis
3º) 75 – Marcelo Cascão
4º) 14 – Alexandre Azevedo
5º) 41 – Felipe Piatgorsky
6º) 804 – Felipe Cruz
7º) 2 – Timo Jokinen
8º) 222- Carlos Bráz
9º) 35 – Ronald Muller
10º) 19 – Alexis Vilela
11º) 77 – Ricardo Sobral
12º) 747 – Guiga Rocha

– A disputa na categoria perdeu um pouco do glamour logo no início com o problema no kart de Luir Miranda que mesmo largando dos boxes não conseguiu fazer seu kart pegar.

Não tendo nada com isso Kenneth e Dalmo JR. Partiram rumo a disputa da etapa com Marconi e Gabriela vindo atrás.

Mesmo se revezando uma vez na liderança da prova, Dalmo manteve a frente durante todo o restante da corrida até cruzar a linha de chegada à frente de Kenneth só que não levou a vitória na etapa, por usar pneus novos teve uma penalização, ficando a vitória então com Kenneth Rodrigues que também ficou com a vaga no GP RBC.

Podio da categoria Sprinter

Resultado da categoria Sprinter:
1º) 9 – Kenneth Rodrigues
2º)13 – Dalmo Ferreira Jr.
3º) 113 – Marconi Valente
4º) 21 – Gabriela Rodrigues
5º) 7 – Eduardo Reis
6º) 42 – Luir Miranda

– Com a vitória na segunda corrida da categoria F4 na rodada dupla do Estadual do Rio de Janeiro realizada domingo no Kartódromo Internacional de Volta Redonda, Cesar Bastos sagrou-se o campeão da etapa. Na primeira bateria a vitória coube a Daniel Mageste que acabou na segunda colocação no critério de desempate. Que foi decidida na pole que foi conquistada por Bastos. Rennan Lobo e Alexsander Camargos dividiram o terceiro lugar no pódio. O pilotos empataram na pontuação e como não há no regularmento um adendo para essa situação, os dois levaram os trofeus.

Podio da categoria F4

Confira o resultado final após a soma das duas baterias disputadas:
1º) 1 – Cesar Bastos
2º) 20 – Daniel Mageste
3º) 5 – Rennan Lobo
85 – Alexsander Camargos
4º) 72 – Rodrigo Alvarenga
5º) 8 – Conrado Franco Pontes
6º) 22 – Leonardo Alvarenga

– Para a próxima etapa do Campeonato Estadual de Kart do Estado do Rio de Janeiro que está marcada para ser disputada no Kartódromo Internacional de Volta Redonda terá um número ainda maior de pilotos que ainda dará aos vencedores mais vagas para o GP RBC.

– O Grande Prêmio RBC de Kart é a maior premiação do kartismo brasileiro. Em sua terceira edição na temporada 2010 serão agraciadas nove categorias e serão distribuídos quase R$ 200 mil em prêmios na corrida final. Esta, por sua vez, terá lugar no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri – SP, no dia cinco de dezembro.

– Mais de 60 pilotos já estão classificados para a competição e ainda restam algumas oportunidades para que os competidores se classifiquem para esta grande festa de encerramento do kartismo nacional.

Texto e fotos: Luiz Pinheiro – Velcodiade Total