KART

13 de julho de 2021
Gracia Filho volta com kart para pista e termina prova final em Nápoles

Brasileiro largou bem, foi jogado para fora da pista e terminou na 23ª posição na terceira etapa do Europeu da FIA

Em mais uma semana com evolução nos tempos e no acerto do carro, Ricardo Gracia Filho terminou em 23º lugar, mesmo depois de ter sido jogado para fora da pista na final da terceira etapa do Karting European Championship, disputada neste último fim de semana em Nápoles (Itália). O brasileiro de 16 anos volta à competição no dia 22 de julho, na Espanha.

A semana de treinos começou na última quinta-feira (8/7) com Gracia Filho andando sempre entre os sete melhores. Na primeira tomada de tempo, porém, o piloto da Forza Racing não escondeu a decepção com o P9. “Foi razoável, mas não era o que esperávamos”, reconheceu.

Nas classificatórias de sexta (9) e sábado (10), Gracia Filho pisou fundo e, depois de ser forçado a abandonar um dos qualifyings, fez P10, P9 e P13. O piloto classificou-se para a final de domingo (11), quando, logo depois de largar em 35º, conquistou sete posições.

Na terceira curva, porém, ele foi jogado para fora da pista de Sarno por outro piloto. “Empurrei o kart de volta para a pista, voltei para a corrida e finalizei a prova”, conta o brasileiro, que terminou em 23º entre os 36 que disputaram a final em Nápoles.

O próximo desafio de  Gracia Filho acontecerá na Espanha, entre os dias 22 e 25 de julho, quando ele volta ao circuito de Zuera. Lá, será disputada a quarta e última etapa do europeu de kart da FIA.
Sobre o piloto

Aos 16 anos, Ricardo Gracia Filho disputa sua segunda temporada europeia nas principais competições do kart mundial. Nascido em 30 de janeiro de 2005, em Araçatuba (SP), aos seis anos ele começou a treinar no Kartódromo de Penápolis, no interior paulista, e nunca mais parou de acelerar.

Com apenas 10 anos foi campeão Brasileiro e Paranaense de Kart, em 2015. Em 2018, um ano após conquistar seu segundo título brasileiro, e o Campeonato Sul-Brasileiro, representou o país no CIK-FIA Academy Trophy.

Nos dois últimos anos, Gracia disputou o Campeonato Europeu e o Mundial de Kart pela equipe Praga Karts, da República Tcheca. Por aqui, ainda conquistou a Copa Brasil de Kart, em 2019, e celebrou o tricampeonato brasileiro da categoria no ano passado.

Este ano ele estreia em nova equipe, a britânica Forza Racing, na qual corre com chassi Exprit e motor TM Racing. Ao mesmo tempo, o piloto assinou com novos patrocinadores para a temporada: Colormaq, Grupo GCB, Itapemirim Companhia Aérea e Skydome aceleram juntos com a nova promessa do automobilismo brasileiro.

Com um plano de carreira bem definido, Gracia Filho pretende disputar a temporada da Fórmula 4 em 2022 e, nos dois anos seguintes, participar da Fórmula 3. A meta é estar na Fórmula 2 em 2025 e, em 2026, representar o Brasil na Fórmula 1.

A Octagon Brasil, agência que tem o empresário e ex-jogador Ronaldo como sócio majoritário, será responsável pela gestão de imagem e agenciamento da carreira do piloto, cuidando de patrocínio, novos negócios e representação em negociações do atleta.

 

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação