DESTAQUES

23 de maio de 2012
Giovanni filho sobe ao pódio na quarta etapa do RKC

O Piloto Giovanni Filho fora segundo colocado em prova válida pela quarta Etapa da Temporada 2012 do RKC.

A mencionada Prova fora referente ao Campeonato de Pilotos da categoria Speed, com todos os Pilotos lastreados em 70 Kg, a qual fora realizada em 05/05/2011, no Kartódromo Internacional de Interlagos/SP.

Na tomada de tempos, Giovanni fizera o segundo melhor tempo, largando na primeira fila, ao lado de Rafael Correa, o pole. Na segunda fila, alinharam Dorgival Junior e Felipe Pimentel.

Após a largada, Rafael, Giovanni e Felipe pularam na frente e rapidamente abriram distância para os demais Pilotos.

Posteriormente, Giovanni ultrapassara Rafael e assumira a liderança da Prova. Todavia, era notório o baixo rendimento de seu Kart, principalmente, nas saídas de curva e finais de reta. Motivo pelo qual Giovanni não conseguia abrir vantagem para Felipe e Rafael.

Em seguida, Giovanni, Rafael e Felipe alternaram-se algumas vezes suas colocações.

Passadas algumas voltas, as posições pareciam definidas, com Giovanni em primeiro, Felipe em segundo e Rafael em terceiro.

Todavia, uma falha na organização mudaria a história da Prova, conforme detalhamento a seguir.

Após o início da Prova, o Piloto Dorgival Junior entrara no box para trocar seu Kart, o qual, assim como o de Giovanni, apresentava baixo rendimento. Porém, ao invés de perder tempo com a parada e troca de seu Kart, na verdade, Dorgival ganhara muito tempo na sua volta à pista.

Explico. A entrada do box naquela pista fica localizada no final da reta de largada. Já a saída do box fica posicionada em local o qual o Piloto, ao retornar à pista, “corta” grande parte da mesma. Ou seja, ao invés de o Piloto retornar à pista pelo mesmo ponto de entrada no box, ele retorna por um ponto da mesma pelo qual deixa de percorrer uma parte considerável de seu traçado.

Pelos cálculos realizados na ocasião, de forma aproximada, fora estimado que o Piloto que efetuava troca de Kart, no decorrer da Prova, economizava entre 10 e 15 segundos em seu respectivo tempo de volta.

Por coincidência, Dorgival pegara o Kart 01, o qual, até então, era considerado pelos Pilotos o melhor Kart da pista.

Como era previsto, ao entrar na pista, o Kart 01 passara a ser o mais rápido da Prova, colara nos líderes e fora ultrapassando os demais Pilotos, um a um.

No fim, Giovanni terminara a Prova em uma magnífica segunda colocação, recebendo a bandeirada apenas 0.660 segundos após Dorgival, o primeiro. Em terceiro, cruzara Felipe, 2.170 segundos depois de Giovanni.
Sendo assim, devido à ínfima diferença entre o segundo e o primeiro colocados (menor que 1 segundo), bem como pela falha acima explicitada, em que o Piloto que entra e sai do box, para troca de Kart, economiza entre 10 e 15 segundos em seu respectivo tempo de volta, fica fácil concluir que Giovanni Filho teria vencido a Prova, caso o procedimento de troca de Kart no box e posterior retorno à pista houvesse sido o correto e justo.

Resultado Final da Prova da Categoria Speed:

1º lugar – Dorgival Jr.
2º lugar – Giovanni Filho.
3º lugar – Felipe Pimentel.
4º lugar – Lucas Pinho.
5º lugar – Rafael Correa.

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação