DESTAQUES

17 de outubro de 2012
Giovanni Filho é o Grande Campeão da Copa Brasil de Kart 2012 na Categoria Leve

O jovem Piloto Giovanni Filho, do Rio de Janeiro, defendendo a bandeira do RKC, fora o grande Campeão da Categoria leve na Copa Brasil de Kart 2012. O Piloto se destacara durante toda a competição, tanto na fase classificatória, bem como na semifinal e final.

A terceira edição da Copa Brasil de Kart movimentara o Kartódromo Internacional de Volta Redonda no feriadão da Independência. Em dois dias de competição, 112 pilotos de todo Brasil dividiram a pista com a esperança de se tornarem campeões em nível nacional.

A competição teve representantes de quatro regiões do país. Sudeste, sul, nordeste e centro-oeste. Prestigiaram o evento pilotos do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Paraíba, Rio Grande do Norte e Distrito Federal.

A direção de prova coube a Mihaly Hidasy. O qual, por 18 anos, fora o diretor de prova da principal categoria do automobilismo mundial, a Fórmula 1.

A competição fora dividida em 3 categorias, de acordo com o peso dos Pilotos: Leve (70 kg), Médio (85 kg) e Pesado (100 kg). Para chegar ao título de campeão, os Pilotos teriam de enfrentar uma grande batalha.

Cada Piloto disputaria 4 Baterias classificatórias, em suas respectivas categorias, de 12 minutos cada. sem tomadas de tempo. Após as Baterias classificatórias, os 30 melhores de cada categoria avançariam para as semifinais.
As semifinais de cada categoria seriam divididas em duas Baterias, com 15 Pilotos em cada uma delas, e seriam disputadas em 15 minutos, com 5 minutos de tomadas de tempo.

Após as semifinais, os 14 melhores Pilotos de cada categoria disputariam a grande final, que também seriam disputadas em Baterias de 15 minutos, com 5 minutos de tomadas de tempo.

Os campeões de cada categoria receberiam como premiação, além dos belíssimos troféus, inscrições gratuitas na Copa Brasil 2013. Já os vice-campeões receberiam uma vaga em uma das etapas do Campeonato Estadual de Kart 4T do Rio de Janeiro.

O nível da competição, nos 2 dias do evento, fora altíssimo, haja vista a qualidade e experiência da maioria dos Pilotos participantes.

 

CLASSIFICATÓRIAS
Durante a disputa da fase classificatória, num total de 4 Baterias, Giovanni obtivera um primeiro, um segundo, um terceiro e um quinto lugares. Conquistando a quarta colocação geral nessa fase e levando, em consequência, 18 pontos de bonificação para a fase semifinal.

SEMIFINAL
Na semifinal, Giovanni alinhara na primeira fila do grid, ao fazer o segundo melhor tempo durante o qualy. Após a largada, o Piloto mantivera sua posição e, logo em seguida, ultrapassara o então líder. Liderança assumida, Giovanni conduzira, com tranquilidade, seu Kart até a bandeirada da vitória, com 5.46 segundos de vantagem para o segundo colocado. O Piloto fizera, ainda, a volta mais rápida da Prova, com o tempo de 57.78 segundos.
Com a vitória conquistada, Giovanni levaria a bonificação máxima (25 pontos) para a grande final.

GRANDE FINAL
Favorito absoluto para a conquista do Título na sua Categoria, Giovanni Filho fora sorteado em um Kart mediano (1) e conseguira apenas o terceiro melhor tempo durante o qualy. Na opinião dos Pilotos, naquele momento da competição, os melhores Karts eram os seguintes, em ordem decrescente: 38, 10, 18, 17, 12 e 24.
Decorridos os 5 minutos de qualy, na primeira fila, alinharam Guilherme Kaiuca (Kart 38) e Diego Carvalho (Kart 18), respectivamente.

Após a largada, as primeiras colocações foram mantidas. Porém, rapidamente, Giovanni ultrapassara Diego e assumira a segunda colocação da Prova. Mesmo pilotando um Kart nitidamente inferior, Giovanni fora “à caça” de Guilherme, o qual estava à bordo do melhor Kart da pista, na ocasião.

Sendo assim, para superar tamanha diferença de rendimento de seu Kart para o de Guilherme, Giovanni deveria compensar no braço, utilizando toda sua técnica e talento diferenciados. E foi isso que ele fizera. Apresentação perfeita, irretocável. Um verdadeiro show de pilotagem, de técnica, de talento, de frieza e de estratégia. Ultrapassara Guilherme duas vezes (na primeira, seu adversário recuperara a posição) e conduzira seu Kart até a bandeirada da vitória de Mihaly Hidasy, para conquistar o Título de Grande Campeão da Copa Brasil de Kart 2012 na Categoria Leve. Confirmando, assim, seu grande favoritismo.

O Campeão fizera, também, a melhor volta da Prova, com o tempo de 57.52 seg.

Classificação Final da Categoria Leve:

CAMPEÃO – Giovanni Filho (RJ).
2o Lugar – Guilherme Kaiuca (RJ).
3o Lugar – Diego Carvalho (RJ).
4o Lugar – Cleveland Chaffin (RJ).
5o Lugar – Farid Sarsur (MG).

Texto – Assessoria.
Fotos – Divulgação