GERAL

30 de julho de 2020
Brasileiro Gianluca Petecof estreia na Fórmula Regional Europeia no fim de semana

Representante da Shell disputa terceira temporada pela equipe Prema Powerteam após liderar testes de pré-temporada

Gianluca Petecof representa a Shell em mais uma temporada no automobilismo internacional a partir deste fim de semana, com a primeira rodada tripla da Fórmula Regional Europeia, no circuito italiano de Misano.

O piloto de 17 anos vai competir pela terceira temporada consecutiva pela Prema Powerteam. Nos últimos dois anos, Gianluca correu na Fórmula 4, tendo sido o estreante do ano em 2018 e vice-campeão do Italiano em 2019.

O chassi da Fórmula Regional Europeia é de Fórmula 3, produzido pela Tatuus, com motores Alfa Romeo de 270 cavalos e pneus Pirelli. Todas as equipes e pilotos utilizam o mesmo pacote técnico, o que aumenta a competitividade entre os participantes.

Apesar do atraso no começo do campeonato devido à pandemia de coronavírus, a categoria conseguiu manter o calendário com oito rodadas triplas, a primeira neste fim de semana em Misano e a última em dezembro, em Vallelunga, também na Itália.

Os eventos terão sempre um treino livre, duas classificações e três corridas. Cada prova terá 30 minutos de duração, mais uma volta, e o sistema de pontuação é o mesmo da Fórmula 1, com 25 pontos para o vencedor até um para o décimo colocado.

O grid da corrida 1 é decidido pelas posições da primeira classificação. Já as posições de largada da corrida 2 serão decididas com o melhor tempo da segunda classificação. Por fim, o grid da corrida 3 será decidido com o segundo melhor tempo de cada piloto levando-se em conta as duas classificações.

Neste fim de semana, duas corridas serão disputadas no sábado e uma no domingo. O site oficial da categoria (f3regional.com) transmitirá as três provas.

“Primeiro fim de semana de corrida do ano chegando”, disse Petecof. “É uma sensação de alívio poder voltar à pista e poder começar o nosso campeonato finalmente, depois de quase nove meses sem nenhuma competição.”

“Misano é uma pista que gosto muito, fiz a pole e ganhei lá na Fórmula 4 no ano passado. É procurar repetir esses resultados na Fórmula Regional na primeira corrida na categoria, depois de tantos treinos me sentindo confortável com o carro. Mas é passo a passo, é só a primeira etapa. O campeonato é longo, termina só em dezembro, tem muita corrida pela frente.”

“O principal objetivo para o fim de semana é começar o campeonato de forma limpa, fazer pontos em todas as corridas. Se a vitória vier, será uma grande felicidade. Começar com chave de ouro é sempre especial. Ao contrário da Fórmula 4, não tem grid invertido, o que deixa a classificação ainda mais importante.”

“Vamos com toda a força e energia, tendo a Shell comigo por mais um ano, e tenho o maior orgulho disso. Vamos lá, é hora de correr!”

Programação da etapa:
31 de julho (sexta-feira)

7h25 – Treino livre

13h – Classificação 1

13h25 – Classificação 2

1º de agosto (sábado)

8h40 – Corrida 1

14h55 – Corrida 2

2 de agosto (domingo)

5h50 – Corrida 3

Calendário:
1 e 2 de agosto – Misano (Itália)

22 e 23 de agosto – Paul Ricard (França)

12 e 13 de setembro – Spielberg (Áustria)

3 e 4 de outubro – Mugello (Itália)

16 e 17 de outubro – Monza (Itália)

31 de outubro e 1º de novembro – Barcelona (Espanha)

21 e 22 de novembro – Ímola (Itália)

5 e 6 de dezembro – Vallelunga (Itália)
Fonte: motorsport.com