DESTAQUES

24 de setembro de 2018
Gabriel Bortoleto levou Brasil de volta ao pódio do Mundial de Kart

Gabriel Bortoleto

 

Em Campeonato cheio de variáveis brasileiro terminou o Campeonato em terceiro

 

O Kartódromo de Kristianstad, na Suécia, recebeu desde a última quarta-feira até neste domingo (23) as disputas da edição 2018 do Campeonato Mundial de Kart CIK/FIA. A principal competição do kartismo mundial reuniu nada menos que 227 pilotos em apenas duas categorias – OK Junior (12 a 14 anos) e OK (15 anos ou mais).

Competindo regularmente nas provas do velho continente, onde representa as cores da equipe da fábrica italiana de karts CRG, o piloto brasileiro Gabriel Bortoleto (Americanet | CRG) mostrou porque tem sido tão elogiado na mídia internacional. A exemplo do que fez no Campeonato Europeu de Kart, disputado em agosto, o piloto de 14 anos teve uma participação exemplar na competição e, diante dos 117 inscritos na sua classe, completou a bateria final na terceira posição, garantindo assim um lugar para a bandeira brasileira no principal pódio do kartismo mundial.

Bortoleto, que nesta temporada acumulou excelentes resultados como o vice-campeonato no WSK, a terceira posição no Campeonato Europeu e o título do Open do Campeonato Mundial chegou bastante animado para a principal corrida do ano. Suportado por uma das principais fábricas do kartismo mundial o piloto competiu com motores TM e os pneus Vega – comuns para todos da OK Junior.

As disputas desta edição do Mundial foram repletas de variáveis, principalmente ligadas às condições climáticas. Apesar do início do período de outono no hemisfério norte o clima variou bastante durante a sexta-feira e o sábado deixando pilotos e equipes completamente indecisos quanto aos melhores acertos. Situações de pista seca, molhada, úmida e, até mesmo úmida com pneus slick foram vivenciadas pelos competidores.

Gabriel, com quase dois anos de experiência no kartismo europeu, aproveitou-se deste diferencial para junto com seu time traçar uma estratégia perfeita e, com isso, tornar-se muito competitivo em todas as situações.

Na tomada de tempos, com 52s861 o brasileiro não esteve satisfeito com a sua marca e, com isso, assegurou apenas o 14º posto dentre os 117 concorrentes. Seu equipamento perdia um pouco de retomada no segundo setor da pista e isso foi o suficiente para ele perder importantes décimos. Mesmo assim, o 14º lugar geral lhe rendeu a segunda posição do grupo G para as provas classificatórias o que, na prática, o permitiu largar em todas essas baterias na segunda fila do grid. Com muita cabeça Gabriel manteve-se sempre no TOP5, perdeu apenas 13 pontos em seis provas classificatórias e, com isso, seguiu para a Final no quarto lugar.

Muito concentrado Bortoleto seguiu para a final. Partindo pela parte externa da pista o piloto perdeu três posições na largada caindo para a sétima posição, mas, com tranquilidade, encaixou-se no pelotão e seguiu para a corrida. Em uma prova de muita garra e que não permitia erros o piloto conseguiu fazer excelentes ultrapassagens e, a cinco voltas do fim, já era o vice-líder, a cerca de um segundo atrás do primeiro colocado. A esta altura porém, com os pneus exigidos um pouco mais que os demais, seu kart já não lhe permitia uma aproximação maior do primeiro colocado, ao mesmo tempo que, o terceiro vinha se aproximando de forma perigosa. Gabriel fez o seu melhor na defesa da posição, mas, a duas voltas para o fim acabou caindo para o terceiro lugar, posição em que ele não mais foi ameaçado e seguiu até a bandeirada final.

“Foi um fim de semana espetacular. Mesmo diante de várias variações das condições de pista conseguimos andar muito bem e, com isso, me mantive sempre no Top5. Quero agradecer demais à minha equipe, ao Fran, minha família e todos que torcem por mim. Encerrei nesta corrida o meu tempo na categoria Júnior e, já na próxima etapa do WSK, no mês que vem, farei a minha estreia na OK”, comentou entre sorrisos o jovem brasileiro.

 

Assessoria de Comunicação do piloto Gabriel Bortoleto
Quick Comunicação e Marketing
Jornalista Responsável: Flávio Quick
Fotos: Flávio Quick – Quick Comunicação