GERAL

15 de março de 2012
F-Reanult: Gustavo Lima disputa Fórmula Renault Alps e Formula Futuro na temporada 2012

Em seu primeiro ano fora do kart, brasiliense correrá ao menos 32 provas em duas categorias, na Europa e no Brasil, buscando acumular experiência

Após duas temporadas no kart, o piloto Gustavo Lima (Grupo Algar/DMI/CBA Med/Laboratórios Sabin) fará sua estreia no automobilismo nesta temporada com um projeto ambicioso: disputar duas categorias. O brasiliense irá competir na Formula Renault 2.0 Alps, na Europa, e na Formula Futuro, no Brasil, além de duas provas do campeonato Eurocup da Renault, em Nurburgring e Paul Ricard.

“Passei apenas dois anos no kart, onde participei de vários campeonatos, e agora vou começar nos fórmulas. O objetivo de correr em duas categorias nesta temporada é o de aprender o máximo possível. Sei que temos um longo caminho pela frente, mas vamos trabalhar bastante e buscar o nosso melhor resultado a cada etapa”, disse o piloto, que, com 15 anos, é um dos mais jovens brasileiros no automobilismo europeu.

O desafio europeu de Gustavo será a Formula Renault Alps, em que correrá com a Koiranen Motorsport, atual campeã por equipes da Formula Renault 2.0 Eurocup. Ele já teve o primeiro contato com a equipe em duas sessões de treinos coletivos, em Valência, na Espanha, e Paul Ricard, na França.

“Já havia andado com um Formula Renault alguma vezes no Brasil, mas foi bem diferente andar na Europa. A equipe tem uma estrutura excelente e acredito que essa parceria será muito proveitosa. Os primeiros testes foram muito bons, e isso vai nos ajudar no desempenho no início do campeonato. Além disso, ainda teremos mais seis dias de treinos no ano. É uma categoria que anda bastante”, explicou Gustavo. A temporada começa no dias 24 e 25 de março, em Monza, na Itália.

A Fórmula Renault tem sido um dos principais caminhos para jovens pilotos, sendo que campeões da F1, como Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton tiveram passagens pela classe.

A categoria usa chassis Epsilon Caparo, motores Renault, com 210 cavalos de potência, e pneus Michelin, e é disputada em sete rodadas duplas, com corridas na Itália (Monza, Ímola e Mugello), França (Pau), Bélgica (Spa-Francochamps), Áustria (Red Bull Ring) e Espanha (Barcelona).

Gustavo ainda terá uma ajuda extra nas etapas na Europa, com a assessoria técnica do piloto Vitor Meira. “O Meira é muito experiente, tendo corrido por vários anos na Fórmula Indy, e ter ele como meu coach está me ajudando bastante nessa adaptação”, completou.

No Brasil, o piloto disputará a Formula Futuro, uma das principais categorias de base do país. A temporada começa no primeiro fim de semana de junho, e não coincide com nenhum compromisso na Europa. Serão seis rodadas triplas, ou seja, 18 corridas ao longo do ano, o que vem de encontro ao objetivo de Gustavo de acumular quilometragem.

“Queremos acumular tempo de pista, treinar largadas e comportamento durante corridas, por isso, participar de uma categoria com tantas etapas será muito válido para o meu desenvolvimento. Além disso, achamos fundamental competir no Brasil também, para ajudar na minha formação”, concluiu Gustavo Lima.

A categoria nacional utiliza chassis Signatech, motores Fiat – com 150 cavalos de potência – e pneus Pirelli.

Calendário 2012 da Formula Renault 2.0 Alps:
Monza (Itália) – 24 e 25 de março
Pau (França) – 12 e 13 de maio
Ímola (Itália) – 26 e 27 de maio
Spa-Francochamps (Bélgica) – 23 e 24 de junho
Red Bull Ring (Áustria) – 1 e 2 de setembro
Mugello (Itália) – 6 e 7 de outubro
Barcelona (Espanha) – 20 e 21 de outubro

Calendário 2012 da Formula Futuro:
Londrina (PR) – 2 e 3 de junho
Goiânia (GO) – 7 e 8 de julho
Curitiba (PR) – 28 e 29 de julho
São Paulo (SP) – 18 e 19 de agosto
Brasília (DF) – 8 e 9 de setembro
Nova Santa Rita (RS) – 3 e 4 de novembro

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação