GERAL

20 de setembro de 2018
Bruno Baptista será o representante brasileiro na fase global da seletiva do Porsche Junior Program

Piloto Hero disputa o “shootout” na Europa no fim de outubro, pela chance de ser piloto de fábrica da marca

O piloto Bruno Baptista é o indicado pela Porsche Império Carrera Cup para ser o representante brasileiro no “shootout” global da marca, que será disputado no fim do próximo mês, na Alemanha. Competidor regular da temporada 2017 nas provas de endurance, Bruno, de 21 anos de idade, participa nesta temporada da Porsche Império Carrera Cup 3.8.

Ele vai concorrer com até 11 outros pilotos de 18 a 26 anos de idade, todos indicados pelas categorias nacionais que competem com os carros de competição mais produzidos no planeta. Está em jogo uma vaga no programa mundial da Porsche, que prestará apoio em competições internacionais no ano que vem.

O local da seletiva mundial está definido pela Porsche, mas não será anunciado até pouco tempo antes da competição, para que os pilotos não utilizem simuladores em excesso.

Bruno foi selecionado pelos chefes da Porsche Império Carrera Cup por cumprir os critérios técnicos para a seletiva, que receberá somente pilotos que tenham entre 18 e 26 anos e estejam entre os primeiros das categorias nacionais. Ele tem passagem pela GP3, competiu com o Porsche da geração “991” no Brasil dos dois últimos anos e, em 2018, contra pilotos mais experientes, o representante da Hero já venceu corrida na temporada. Neste ano ele disputa também a Stock Car.

Na Alemanha, Bruno fará diversas baterias de testes na pista, além de ações fora do cockpit. O vencedor ganhará uma bolsa a ser utilizada numa das categorias internacionais como Porsche Supercup e na Carrera Cup europeia. Numa última instância, um piloto selecionado pode se tornar até mesmo um integrante da equipe de fábrica da Porsche.

O programa existe desde 1997 e revelou nomes importantes como o alemão Marc Lieb e o australiano Earl Bamber, ambos vencedores das 24 Horas de Le Mans. No ano passado, o Brasil foi representado pela primeira vez no “shootout” global, por Rodrigo Baptista, que é primo de Bruno e atual campeão de sprint da Porsche Império GT3 Cup.

A temporada 2018 marcou também a primeira edição da seletiva nacional do Junior Programe na Porsche Carrera Cup. Realizado antes do início da temporada, o processo seletivo teve centenas de inscritos e levou para a pista 12 competidores por subsídios na disputa da classe 3.8. A seletiva foi vencida por Vitor Baptista (não tem parentesco com Bruno), com Marcus Vario e Marcel Coletta completando o pódio e fazendo jus a bolsas para a atual temporada. A segunda edição da seletiva nacional do Junior Program está prevista para o mesmo período do “shootout” e será divulgada em breve pela Porsche Império Carrera Cup.

 

O que disse Bruno Baptista:

“Essa escolha tem um significado muito especial e me deixou muito feliz. Acho que o trabalho que fiz na Europa e, em 2018, aqui no Brasil está sendo reconhecido.

Embora o carro que vá ser usado na seletiva seja um pouco diferente daquele que uso no Brasil, acho que tenho tudo para aproveitar esta oportunidade.

São poucos escolhidos pela Porsche –e só este detalhe já diz muita coisa sobre a honra de representar o Brasil. Vou fazer o melhor e espero representar bem a tradição do nosso país, que é uma das nações mais importantes da história do esporte a motor mundial. Por isso encaro essa escolha ao mesmo tempo como um prêmio, mas também como uma missão que pretendo realizar com o máximo empenho e profissionalismo –com um desempenho à altura da nossa tradição. Agradeço a quem puder torcer por mim, pois a seletiva pode significar um momento decisivo na minha carreira.”

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação