GERAL

12 de dezembro de 2019
500 Km de Interlagos já tem mais de trinta carros inscritos

Faltando dez dias para a largada, a lista de inscritos para os 500 Km de Interlagos já ostenta mais de trinta carros. Protótipos de corrida, carros modernos e modelos clássicos que escreveram a história do automobilismo nacional em décadas passadas vão se enfrentar nas 117 voltas da prova que acontecerá no dia 21 de dezembro.

Um desses carros é o Aldee da dupla Paulo “Loco” Figueiredo/Silvio Zambello. Fabricado no início da década de 1990 pelo ex-piloto de motos e automóveis Almir Donato, o Aldee já colheu bons resultados em provas longas, inclusive nos próprios 500 Km de Interlagos. O carro é equipado com motor Volkswagen AP de 2 litros com cerca de 210 cv e está sendo revisado pelo próprio Almir. Por suas características, tem boas chances na sua categoria (Turismo 2.0). “Fiz duas corridas com o Aldee em Cascavel e consegui um terceiro lugar e um quinto. Já corri com muitos carros esporte bons, como Porsche, e fiquei abismado: o Aldee é super ‘no chão’, muito bom de guiar”, afirma Paulo. Sobre suas chances, ele brinca: “Todo mundo que corre pensa em vencer, nem que seja como zebra!”.

Silvio Zambello, parceiro de Paulo “Loco”, fará jornada dupla”nos 500 Km. Ele é um dos organizadores da prova e, depois de três décadas nas pistas, mantém acesa a paixão pela competição: “É um tipo de corrida do qual gosto muito e, neste ano, os 500 Km marcam a volta de um automobilismo puro, autêntico, de apaixonados. Quanto a mim, vou apostar na regularidade. O Aldee é um carro muito equilibrado”.

Zambello tem uma forte ligação emocional com os 500 Km de Interlagos. Seu pai, Emilio, foi um dos fundadores do Automóvel Clube Paulista e um dos criadores da própria competição. Como piloto, Emilio venceu a edição de 1961 dividindo a condução de uma Maserati com Celso Lara Barberis e Ruggero Peruzzo: “É uma emoção muito grande disputar uma corrida tão tradicional e que tem meu pai como fundador e vencedor”. A motivação de vencer pela primeira vez os 500 Km, nem que seja na categoria, certamente o motiva ainda mais. Zambello tem no currículo vitórias em outras provas de longa duração, entre elas a da categoria até 1.600 cm³ na Mil Milhas de 1984, com um Fiat 147, em dupla com José David.

Também filhos de pilotos “das antigas”, Sérgio Pistili e Deninho Casarini correrão com um protótipo Spyder com motor Volkswagen na categoria P3. Com esse carro, Pistili e Valter Pinheiro terminaram em terceiro lugar na edição de 2017 (realizada no autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu) e venceram em sua categoria. O pai de Sérgio, Jayme Pistili, correu entre 1965 e 1970 (foi campeão de Estreantes e Novatos) e integrou a equipe Jolly-Gancia, que tinha Emilio Zambello como um dos sócios. Denísio Casarini, pai de Deninho, foi um dos grandes nomes do motociclismo nacional nas décadas de 1970 e 1980, além de ter um bom currículo em suas participações no automobilismo.

O Ford Maverick de Luiz Fernando Baptista, o “Batistinha”, será outra atração nos 500 Km de Interlagos. Fabricado em 1974, é usado em corridas desde a época da Turismo 5000 (categoria regional criada na década de 1980 e que, em São Paulo, tinha corridas disputadas no anel externo de Interlagos). “O meu grande incentivo é colocar este carro novamente para correr. É provavelmente o carro de corrida mais antigo em atividade no Brasil, mas tem motor V8 de 7 litros com 650 cv, rodas aro 18 e câmbio Saenz sequencial de 6 marchas”, descreve o piloto e preparador. “Mais de vinte pilotos já passaram por este carro. Ele está na ativa desde antes mesmo de eu começar a correr.” Nos 500 Km, o parceiro de Batistinha na pilotagem será “Kid Aranha”, vencedor da prova de 2014 em dupla com Cláudio Capparelli.

A lista provisória de inscritos para os 500 Km de Interlagos é esta:

0        Marcelo Coelho/Caio Dias – Fusca 2.0
2        Eduardo Bernasconi/Felipe Pilli – Audi DTCC
6        Caio Lacerda – VW Gol ou VW Passat
7        Paulo “Loco” Figueiredo/Silvio Zambello – Aldee-VW 2.0
10      Roberto Dal Pont/Luiz Abbade – Spyder
12      Mauro Kern
16      Luiz Fernando Baptista/”Kid” Aranha – Ford Maverick V8
17      Leandro Guerra/Ciro Paciello – Spyder
18      Iures Delfino/Estêvão Alexandre/Rogério Dudu – Sandero RS
21      Marcelo Ferraz/Thiago Lourenço/Fabiano Rocha – Chevrolet Corsa
22      Erick Grosso/Fernando Kfouri/Luiz Braga – Alfa Romeo 156
44      Roberto Amaral “Coruja” – Chevrolet Opala
51      Rodrigo Pereira/Renan Casetta/João Barret – Fiat Linea Turbo
71      Marcelo Servidone/Luís Finotti/Marcelo Fortes – VW Brasília
77      Edras Soares/Esdras Soares/Juarez Soares – Vectra V8
87      Amauri Rhormens/Ennio Palladini Rhormens/Tiago Régis – Renault Sandero RS
118    Peter William Januário/Peter William Januário Jr. – Spyder 2.0
122    Paulo Gomes/Pedro Gomes/Marcos Gomes – Chevrolet Opala
151    Sérgio Pistili/Deninho Casarini – Spyder
178    Ricardo Lilla/Sérgio Schneider/Lucas – Renault Clio
222    Carlos Vallone/Carlos Asciutti – VW Gol 2.0 “Tomahawk”
510    Marcos Paulo/Thiago Pereira/Konrad M. Viehman – Chevrolet Corsa 1.6
777    Marco Scalamandré/Rodrigo Garcia – Mitsubishi Lancer Turbo
971    Ricardo Cimatti/Tadeu Jaime – Renault Sandero RS
Sem número definido
Paulo Plutarcho/Davi Plutarcho – Spyder
Reinaldo Cangueiro – Farus Lotus
Cláudio Ramenzoni – Chevrolet Celta 1.6
Georges Lemonias “Gregão”/Eduardo Conradt/Edson Lyus/Victor Franzoni – Chevrolet Opala V8
Equipe Totti – Spyder (quatro carros)

Programação 

A programação dos 500 Km de Interlagos será a seguinte:

Sexta-feira, 20 de dezembro

08:30 às 09:15 – Treino Livre 1
11:35 às 12:20 – Treino Livre 2
14:25 às 14:55 – Treino Livre 3
17:00 às 17:25 – Treino Classificatório

Sábado, 21 de dezembro

09:45 às 10:05 – Warm up
15:00 – Largada 500 Km de Interlagos

Arquibancada, visitação aos boxes e transmissão pela internet

Quem quiser acompanhar os 500 Km de Interlagos tem várias opções. As arquibancadas terão acesso gratuito e o passe de visitação ao box poderá ser comprado na entrada do autódromo pelo portão 7, ao preço de R$ 50,00 (cinquenta reais). A prova terá transmissão pelos canais dos 500 Km no YouTube, Facebook e Instagram.

Texto: Assessoria
Foto: Divulgação